Bem vindos à minha fábrica de sonhos!

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Body Talking...

"[...] Nunca foi meu objetivo de quebrar uma espécie de recorde mundial em quantas músicas eu poderia liberar em um ano. Embora eu acho que seria contado como uma tentativa muito boa, foi sobre o processo para mim. Tem sido muito interessante para tentar descobrir uma maneira mais orgânica de fazer música. Um caminho que é imparcial e tem o seu ponto de partida no que parece-me lógico, mas também para os ouvintes.
Mesmo que ele nunca foi uma idéia conceitual, mas uma solução prática para o problema de ficar entediado com apenas fazendo uma coisa de cada vez, tem influenciado não só a música, mas todo o conteúdo visual para o álbum. E do jeito que eu me comuniquei com a imprensa e ouvintes. [...]


É com esta declaração que Robyn Miriam Carlsson, a mais nova sensação dos iTunes dá início ao trabalho intitulado “Body Talk”, um projeto que se dividiu em três partes ao longo de 2010 e conquistou uma legião de admiradores, como eu, revolucionando o mundo da música eletrônica e muito mais: provando para a indústria musical que é possível sim, fazer música sintética de forma orgânica! Como? Falando sobre o sentimento com relação à pista de dança e não sobre o ambiente dela!
Body Talk, Pt. 1 foi lançado em 14 de Junho de 2010 na Europa e em 15 de Junho nos Estados Unidos, precedido pelo single “Dancing On My Own”, lançado em 1 de Junho, alcançando a posição de número 8 nos UK Singles Charts e número 3 na Billboard Dance/Club Play Songs.
Robyn começou a trabalhar no álbum em julho de 2009 em Estocolmo, com o produtor sueco Klas Åhlund, que também atua como produtor executivo do álbum.
Em entrevista à Pitchfork, Robyn falou sobre o tema lírico do álbum: "O álbum todo é sobre ser realmente solitário, mas eu acho que é interessante colocar a idéia em um clube onde muitas pessoas estão amontoados em uma pequena sala" Ela particularmente escreveu a música "Dancing on My Own" com isso em mente, e continuou: "Eu tenho viajado muito nos últimos três anos e passei muito tempo nos clubes apenas observando as pessoas, e tornou-se impossível não usá-las na letra - "dançando sozinha." - porque é um retrato tão bonito".
Robyn disse à Billboard que a parte 1 de Body Talk é "um registro sobre a pista de dança", e explica: "É um lugar muito importante para a minha geração, é a nova igreja, é onde as pessoas vão experimentar algo maior que elas mesmas". Um certo número de canções do disco foram inspiradas por Robyn estado "juvenil" de mente e de sua perspectiva exterior. Ela disse: "Eu sempre vou estar escrevendo sobre essas questões, é pelo que sou fascinada, mas eu também acho que há algo sobre o estado de espírito em que você se encontra quando é jovem, e você só quer sair para algum lugar. Você só quer fazer alguma coisa. Sentir coisas!". Ela continuou que, apesar de sua idade: "Sempre vou sentir essa pessoa do lado de fora olhando para dentro". Outro tema predominante no álbum é "tecnologia versus a humanidade", como vemos em Fembot (particularmente uma das minhas favoritas!).

Robyn colaborou com o duo norueguês de música eletrônica Röyksopp em seu estúdio em Oslo, na canção "None Of Dem". O Produtor americano Diplo produziu a canção "Dancehall Queen" com Åhlund, os quais se reuniram durante uma discussão de Ace of Base: "Nós estávamos apenas nos divertindo com esse tipo de gênero musical. E a idéia de fazer essa música saiu dessa discussão. Foi muito divertido. Nós realmente estávamos conectados, onde a música se torna algo que você pode colocar em uma caixa e virar algo muito maior, dependendo de como você a ouve". Sobre a decisão de gravar uma música inspirada em dancehall, apesar da nacionalidade, Robyn, ela disse: "No meu mundo, há pessoas que já ultrapassaram os limites [de cruzar estilos] avancei o suficiente para me sentir à vontade fazendo uma música como "Dancehall Queen", por isso não é um grande negócio para mim".
A última canção do álbum "Jag vet en dejlig Rosa" é a gravação de uma canção folclórica sueca famosa registrada por Monica Zetterlund, cantora de jazz. Robyn disse: "Eu sempre escutei, e ela fez o álbum de jazz clássico dos anos 60 com Bill Evans, que era uma coisa muito espetacular na Suécia naquele momento."Jag Vet en Dejlig Rosa" foi um das músicas que fez, e quando Klas Åhlund e eu estávamos no estúdio, ele compro exatamente o mesmo microfone que gravou o álbum de Monica Zetterlund e Bill Evans. Então ficamos muito animados e decidimos gravar a canção".

Em entrevista à Billboard Robyn falou sobre as colaborações sobre Body Talk, Pt. 2.Falando da música "U Should Know Better", com o rapper americano Snoop Dogg, ela disse: "É uma grande canção ... que eu trabalhei por um par de anos, foi muito legal poder estar no estúdio com ele, primeiro porque eu sempre fui uma fã, mas também porque ele era muito criativo, tínhamos muita experiência para trocar ali, ambos como vocalistas. Eu tinha uma idéia e ele realmente conseguiu e entrou. O que era impressionante, acredito eu, era que coloca Snoop onde ele deve estar, que é um lugar de gangsta". Robyn trabalhou com o sueco Skulls do duo eletrônico Savage na canção “Love Kills”. Esses caras realmente jovens fazem parte de uma cena que eu provavelmente já teria chegado se eu não tivesse me dispersado quando era mais jovem. Há um clube de dança, tipo de cena hardcore-dance em Estocolmo, que é realmente interessante para mim e eles são uma parte dela.
A faixa de abertura do álbum, "In My Eyes", utiliza sintetizadores formigueiro. Tom Ewing, do The Guardian a chamou de "música mais acolhedora" de Robyn. "Include Me Out" foi referido como "digitalizado start-stop funk", e começa com a frase “É realmente muito simples, apenas um pulso único repetida em intervalos regulares", que segundo um crítico descreveu, é “o truque sônic principal empregado em muitas de suas canções dance". O primeiro single, "Hang With Me" foi comparado a "Dancing on My Own" e "Cry When You Get Older" – que já teve sua letra e sua tradução publicadas aqui em The Fatcat House – do Body Talk Pt. 1. Genevieve Koski do AV Club, disse que "reprisa o hino de beats emocionais" de "Cry When You Get Older", e o The Guardian comparou seu estilo musical ao de Pet Shop Boys, outro duo eletrônico que eu adoro.
“Love Kills” foi chamada de “música disco-afiada", com referências e semelhanças aos Pet Shop Boys outra vez. "We Dance to the Beat" foi citada como um "grande techno beat apocalíptico" – coisa da qual nós bem entendemos aqui nesse blog, né gente? – e seu hype de palavras foi comparado ao "Don’t Fucking Tell Me What to Do". “Criminal Intent" apresenta Robyn como rapper, que foi comparado com o estilo de Peaches. A canção é sobre Robyn ser presa por dança louca na sua própria música. Também foi comparada a “Fembot”, e "Piece of Me" de Britney Spears, no qual a própria Robyn trabalhou nos backing vocals. A acústica de “Indestructible” reflete “a desvantagem de precisar de alguém”.

Naquela que foi chamada a “versão definitiva” de Body Talk, ou “Body Talk, Pt. 3”, lançado como um EP simples das cinco músicas inéditas, Robyn colaborou com o produtor sueco Max Martin na música "Time Machine". Vale ressaltar que Martin foi responsável pela produção de sucessos de Robyn e avanço nos EUA com "Do You Know (What It Takes)" e "Show Me Love". Ela disse que a colaboração “foi nostálgico voltarmos juntos para o estúdio. Para mim, é um timing perfeito - eu tenho um ciclo completo, é uma maneira de me mostrar que eu não estou tentando me distanciar de onde eu vim. Ainda é tudo sobre as músicas"

Em 20 de outubro de 2010 Robyn anunciou os detalhes da conversa do corpo em seu site oficial, juntamente com a lista de músicas e obras de arte conceitual do encarte do álbum. Ela descreveu o álbum como "a versão turbo do álbum Body Talk", já que inclui cinco canções de cada anterior e cinco novas.

Robyn anunciou o lançamento do single, "Indestructible", em 13 de outubro de 2010. Uma versão acústica apareceu em seu álbum anterior. Lançada em novembro, tem como co-escritor Klas Åhlund, sendo descrita como uma versão "pulsante cheia de potência que toma todas as formas e nuances, te envolvendo e levando a outro nível disco-pop, digno de qualquer pista de dança ou paixão eletrizante". “The Big Machine 3 – Apocalipse” também contara com “Indestructible” em sua trilha sonora!
Após o lançamento, Body Talk recebeu críticas extremamente favoráveis da maioria dos críticos de música, com a maioria deles concorda que Robyn tinha deixado no chinelo toda a sua concorrência americana em 2010. No Metacritic, que atribui um rating normalizado entre 100, e pela crítica mainstream, o álbum recebeu uma pontuação média de 86, com base em 19 comentários, o que indica "aclamação universal"!



Body Talk foi escolhido o segundo melhor álbum lançado em 2010 pela Popjustice e Slant Magazine, o terceiro melhor álbum lançado em 2010 pela Entertainment Weekly. Da MTV e da Billboard, o melhor álbum entre de 2010 por ambos os AV Club, e também foi selecionado como o melhor álbum entre 14 de 2010, pela revista Rolling Stone.
A revista de crítica musical de Jonathan Keefe Slant premiou o álbum com quatro estrelas (de cinco). Ele disse que o álbum é "um testemunho sincero de Robyn com visão de futuro, é raro ter na música pop contemporânea a capacidade de infundir os frios sons futuristas com emoção genuína e alma”. Keefe disse também que Body Talk "impressiona por seu foco temático e edição de laser de precisão" e que o álbum é "um dos melhores do ano, os álbuns pop mais progressista".
Genevieve Koski da Av Clube também sentiu que o álbum é "de longe o melhor álbum de dance-pop do ano" Koski disse que o álbum "prova que ainda há espaço para a composição madura e inteligente de desempenho no sentido de alto brilho no mundo da club music". O revisor concluiu seu comentário dizendo que "Durante o curso de Body Talk, Robyn provou que há uma verdadeira emoção de ser encontrado entre os uns e zeros da música eletrônica, e a terceira parte é o culminar dessa perspectiva: Eufórico, pessoal, e inspirador para a última batida”.
A Entertainment Weekly de Leah Greenblatt deu ao álbum uma nota A. Disse: “espetacular importação sueca, Robyn continua a definhar no lixo restante do culto, mas essas 15 faixas excelentes merecem mudar isso". Pitchfork Media classificou o álbum com uma pontuação de 8.7/10, o carimbo com seu "Best New Music" marca. Christ Hoard da revista Rolling Stone deu ao álbum de quatro estrelas (de cinco). Ele disse que "Tudo isso contribui para o melhor álbum de dance-pop de 2010, 15 canções que são imaculadamente cativantes e cheias de manias".
Robyn está na trilha sonora da minha vida, não consigo passar um dia sem ouvir “Konichiwa Bitches”, “Cobrastyle”, “Indestructible” ou “Hang With Me”, sem contar aquela mixagem louca de “Call Your Girlfriend” que fez a voz da Robyn sair como um piano sendo dedilhado! Indico com todo o meu carinho para os leitores deste blog.

XXXO

Louie Mimieux






Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou?