Bem vindos à minha fábrica de sonhos!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

RMM: Retrospectiva Musical Mimieux!

Bom, pessoal, enquanto eu não termino o novo capítulo de Space Oddity (preparei uma surpresa que vai deixar todo mundo de cabelo em pé, aguardem!), resolvi fazer uma retrospectiva musical em minha vida e postar por aqui. Não tem muita utilidade a não ser divertir mesmo, e já que o blog é meu eu faço o que eu quiser e não preciso explicar o porquê u_u.


Por volta de 2002 ganhei meu primeiro CD internacional, até então eu não ligava muito pra música, ouvia o que tocava no rádio mesmo. Naquela época eu comprava mensalmente a revista Witch, onde sempre havia uma sessão reservada para o destaque de cantores novos, foi assim que conheci a P!nk (eu gosto de escrever assim TÁH). Na época eu tinha 9 anos e me apaixonei pelo CD inteiro, de modo que fiquei perturbando mamãe e a vizinhança durante meses com meu primeiro e único CD.


Em meados de 2005 descobri Britney Spears, foi paixão a primeira vista. Eu tinha que ter um CD dela, então comecei pelo Greatest Hits, a coletânea contendo todos os sucessos da princesinha do pop. Sempre tive consciência da existência dela mas nunca havia me chamado atenção, até eu ler a letra traduzida da música nova (esta mesma do video) nas páginas da revista Smack!, que a minha irmã comprava naquela época e, consequentemente, eu acabava lendo depois. Sim, eu dançava Baby One More Time com orgulho, ia até o chão com Overprotected, chorava com Everytime/Lucky e fingia dirigir um carro voador com Do Somethin'. Quando ia passar as férias em Monte Dourado nunca me esquecia de pegar o DVD na locadora e passar o final de semana inteiro assistindo os videos da Britney. Eu tinha até uma coelhinha de pelúcia cor de rosa chamada Britney! Foi uma época boa.


Ninguém acredita quando eu digo, mas já tive uma fase meio "pirigótica". Eu era pseudo-deprimido, vivia chorando pelos cantos e dizendo que ninguém me amava, essas coisas de gente mal comida mesmo (sim, eu sou vulgar), mas tipo eu tinha só 13 e não tinha noção nenhuma da vida então estou perdoado por mim mesmo porque não preciso do perdão de vocês (I'm FIERCE today!). Eu colecionava tudo o que vinha escrito "Evanescence", cantava todas as músicas junto da Amy Lee nos vídeos que eu tinha gravados num DVD pirata comprado em qualquer canto da cidade, por aí na vida. Naquela época eu só queria me vestir de preto, andar cheio dos acessórios satânicos, essas coisas, e todo mundo vivia rindo de mim por causa disso porque né, convenhamos, aquilo não tinha nada haver comigo. Mas eu gostava!


Tá aí uma fase que deixou uma marca profunda em meu coração. Até hoje ouço Gwen e amo/sou ela do fundo da minha alma, conservei os dois albuns físicos dela em condições de semi-novos e estão num cantinho só deles na minha estante até hoje. Tudo começou quando vi Hollaback Girl pela primeira vez na Rede 21 à tarde, depois disso nunca mais fui o mesmo, Gwen acabou se tornando uma parte de mim e um pedaço importante da minha vida, Harajuku foi além do sentido da palavra para se tornar um "way of life" no meu dia a dia. Não demorou muito para que eu comprasse o Love Angel Music Baby (que mais tarde virou o nome da novela imaginária sobre a minha vida), e logo depois o Sweet Escape, com o sonoro "Wind It Up" que se tornou a trilha sonora do meu ano de 2007. Jamais esquecerei Gwen s2.


Também tive uma fase Nelly Furtado, que foi praticamente junto da fase Gwen Stefani. No final da fase Nelly acabei comprando o Folklore físico que se tornou minha paixão do ano de 2008, elegi One Trick Pony como meu hino à liberdade, foi nessa época que comecei a usar maquiagem leve e alguns acessórios meio diferentões. Mas antes, bem antes disso, muito antes de eu sonhar em me "rebelar" eu já ia até o chão com Meneater e Promiscuous do Loose. Destaque para All Good Things s2.


E esse é aquele momento em que eu fico sem palavras. Oral Fixation e Fijacion Oral foram os albuns gêmeos de Shakira (dos quais eu tenho apenas um físico) que lançaram projéteis de sucesso explosivo como a quente e contagiante Hips Don't Lie (eu ficava torcendo por ela todos os dias no TOP 10 da Play TV!) e a sensual e poderosa Las de La Intuición, que desde aquele tempo me deixavam CON FUEGO EN LA BACURIÑA (ta okey, isso foi desnecessário), mas meu caso de amor com a Shaki vem de muito antes, vem desde o Laundry Service que a minha vizinha tinha e deixava o dia inteiro tocando quando eu ainda morava em Munguba, nas imediações do Vale do Jarí (destaque pro cabelo roxo da Shakira no video que me deixava doido pra ter igual ;-;).


É quase IMPOSSÍVEL de acreditar, mas eu já fui fã ALUCINADO de Beyoncé. Tenho até hoje o B'day e sua Deluxe Edition aqui guardadinhos com o DVD e tudo, tinha que fazer a coreografia de Get Me Bodied pelo menos uma vez por dia e me sentir a gostosa dançando Green Light. Hoje em dia acho as músicas dela insuportáveis, apenas. Acho que a Bey da qual fui fã perdeu sua essência completamente, sem contar que caiu no gosto das ditas "pão com ovo", se é que vocês me entendem, e banalizou de uma vez por todas. Até o Sasha Fierce eu ainda curtia um pouco (Sweet Dreams s2), mas quando saiu o último "4", desencantei de uma vez por todas. Talvez por meu gosto musical ter mudado tanto em tão pouco tempo. Hoje por exemplo eu vivo pro eletropop e synthpop. 


Pra vocês verem o quanto eu sou vintage, eu já gostava de Katy Perry antes do termo "Katycat" virar sinônimo de infantilidade e a própria Katy se tornar uma cachorra louca pra hitar, que nem aquela coleguinha dela da testa grande (que foi outra que eu ouvi bastante na minha adolescência, mas não tanto). Tenho meu MTV Acoustic aqui guardado com todo carinho porque amo de paixão a época One Of The Boys, quando ela era sincera e doce de verdade, não uma vendida qualquer como todas as outras que andam fazendo música hoje em dia, loucas por um #1 na Billboard. Hot'n'Cold só me traz boas lembranças, assim como Waking Up In Vegas, Self Inflicted e principalmente Fingerprints, cujos versos abriram as postagens do blog em 2009.


Só tenho uma coisa a dizer a respeito desta garota: SDDS. Cadê Kate? Pra onde foi Kate? Um beijo pra Kate! Mouthwash é uma incrível descrição minuciosa de um Antonio Fernandes de 15 anos, levemente acima do peso, divertido, simpático, engraçado e simples (totalmente o oposto do que eu sou hoje). Made Of Bricks é um masterpiece, adoro aquele album todo do começo ao fim, se o Folklore foi o começo de 2008, o Made Of Bricks fechou este ano com chave de ouro. Era praticamente uma biografia minha, eu lia as traduções das músicas na internet e ficava espantado com o modo como ela cantava o meu dia a dia de forma tão simples e divertida. Até hoje tenho uma pasta com quase 50 b-sides e lives dela. Como eu disse: SDDS s2.


I'MA FREE BITCH BABY! Meu amor por Lady Gaga começou quando a Kate Nash entrou em hiato pra gravar o novo album. Sei que foi uma mudança e tanto de uma artista pra outra, tipo, elas não tem nada haver, nada em comum a não ser o fato de que cantam. Mas aquele estilo de vida extravagante, aquelas roupas chamativas, os óculos escuros excêntricos, os penteados malucos, o cabelo platinado, saltos plataforma e performances arrebatadoras me deixaram de joelhos pela Gaga pouco antes de sair o The Fame Monster, outro album que me marcou profundamente e me traz lembranças doces e agradáveis. Lady Gaga me inseriu no mundo da "bizarrice" e do "incomum", comecei a procurar por isso nos artistas e foi assim que pulei do mainstream pro underground e conheci artistas tão esquisitos quanto ela. Quase deixei de gostar dela um tempo atrás, quando as acusações de plágio começaram, mas o pop é isso aí mesmo, é reinventar, reaproveitar o que foi feito, reconstruir a partir do material que já foi usado. O apelo pop e a pop-art contida nos trabalhos da Gaga foram o que mais me chamaram atenção, de modo que até hoje tenho um cantinho guardado no meu coração exclusivamente pra ela s2.


A deusa islandesa já me era conhecida desde 2009, quando Andrew (Black Cherry do blog irmão) me apresentou. Demorou um bom tempo pra engolir aquela sonoridade complexa, diferente, profunda, enigmática e ao mesmo tempo gostosa, quase espiritual. Björk não faz música para os ouvidos, mas sim para a alma, e a minha alma ainda não estava preparada o suficiente para recebê-la naquele tempo. Só comecei a ouvi-la com meu coração pertinho do final de 2010. Do Vespertine foi um pulo para a discografia inteira, e são tantas músicas que eu sinceramente não faço ideia de qual a minha favorita! Tenhoa impressão de gostar de todas, é incrível. 2011 foi o ano da Björk na minha vida, não ouvi outro artista tanto quanto ela, em especial I See Who You Are, doi Volta (2007), que traz um toque oriental gostoso. É incrível o modo como ela aproveita elementos de várias culturas e funde isso num material atemporal, sem precedentes. Se há alguém que representa a arte e a música como ninguém é esta mulher, sempre inovando e procurando fazer diferente, sem se espelhar em ninguém se não a natureza, as culturas, o universo. Björk não é humana, é deusa. Pena não ter canal do VEVO com videos dem HD! xD.


Tantos artistas passaram pelo pedestal do meu coração depois que passei a apreciar Björk que foi difícil escolher qual fecharia o post. Os leitores do blog com certeza conhecem Goldfrapp, a minha banda favorita, e já estão cansados de ouvirem falar deles! Por isso trago a vocês aquela que tem deliciado meus ouvidos com suas músicas fora de série. Não se trata de uma banda ou apenas uma cantora, mas de um projeto multimídia que utiliza da imagem (e da voz) da cantora sueca Jonna Lee para contar a história de uma mulher que vivia presa em sua fantasia (ciclo Bounty) e que teve de encarar a realidade dura e fria no futuro (atual ciclo, Kin). Esse é só o meu ponto de vista particular resumido em palavras tão simples que chegam a ser até medíocres perto do tamanho e da genialidade por trás dos videos. Eles não só reinventaram o modo de vender música como encontraram uma maneira de atingir o mundo inteiro de uma só vez usando o YouTube. As teorias por trás dos videos são tão cabeludas quanto as huldras que aparecem dançando com ela nos videos mais recentes! Se você tem a mente aberta e uma sensibilidade aguçada para interpretação fica aí a dica, super indico.





E COMO MEU GOSTO MUSICAL EVOLUIU DE UNS TEMPOS PRA CÁ HEIN~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou?