Bem vindos à minha fábrica de sonhos!

quarta-feira, 13 de junho de 2012

PARTE DEZESSETE: BEM VINDO AO PLANETA ROBÔ!



Aquela sensação não era nova ou antiga. Eles já haviam passado por aquilo antes, o formigamento de cada centímetro de seus corpos, os estômagos dando voltas, os músculos esticando como se fossem borracha. Aquela era a sensação de estar sendo comprimido pelo hiperespaço, este era o preço que deveria ser pago por espremer corpos tão grandes em buracos minúsculos, falhas na continuidade do universo, não era uma sensação nova. Mas também não era como se aquilo houvesse acontecido antes, havia um elemento desconhecido, algo estranho naquela sensação, não era comum. A dor estava mais insuportável que nunca, luzes estranhas brilhavam na escuridão enquanto a travessia se prolongava. O hiperespaço não era um atalho? Eles deveriam ter chegado ao outro lado quando a sensação de cãibras começara. Havia algo de estranho naquele atalho.

E então acabou. Os segundos que pareceram horas acabaram da mesma maneira que começaram, subitamente e bruscamente. Com um estalo, Christopher Umbrella sentiu seu corpo comprimir ao tamanho normal numa velocidade absurda, cada milímetro da sua pele ardia como o inferno e seus ossos pareciam ter sido triturados por uma britadeira potente. Seu cérebro recebia violentas pontadas como murros de um punho de ferro, e sem intervalo entre elas, o que tornava tudo muito mais difícil. Ao sentir a comida subir ao esôfago, com dificuldade virou-se para o lado e pôs tudo para fora, se sentia uma verdadeira gelatina humana. Talvez ele realmente houvesse virado uma gelatina, só não havia se dado conta ainda. Trovões sonoros reverberaram dentro do seu crânio. Talvez fosse apenas mais um efeito colateral. Quanto mais aquela dor duraria? Ele suportaria? A morte demoraria?

Silêncio, as estrelas estão cantando, e entre elas está aquele rosto, aqueles brilhantes olhos como dois sóis, a pele dourada, delicada, cada traço tão bem desenhado, tão bem feito pela natureza. Seu manto ondulava preguiçosamente no espaço, como se estivesse embaixo d’água, cercado pelas geladas profundezas de um oceano silencioso onde tudo era luz e cor. Parece uma nebulosa, pensou ele. Uma enorme nebulosa multicolor, mudando de matiz a cada curva, a cada dobra, a cada delicado movimento, como um feto recolhido à sua fragilidade num útero gigantesco que o acolhia, que o protegia. Ela está esperando, ele soube naquele momento que ela o estava esperando, ela sempre esteve esperando, ele só não sabia disso ainda.

Seu coração reduziu-se ao tamanho da cabeça de um alfinete, como o universo antes de explodir e dar a luz estrelas, planetas, galáxias e nuvens de poeira como cristal triturado espalhado sobre o veludo negro. Seus olhos encheram-se de lágrimas. Ele estava sentindo saudades, saudades dela, saudades daqueles olhos, daqueles braços, dos longos fios cor de chocolate que ondulavam entre as constelações estranhas daquele céu noturno alienígena. Saudade daqueles olhos de leoa. Ele queria fazer parte dela outra vez, mesmo nunca tendo feito realmente... Azura.

- Conseguiu acordá-lo? – era a voz de Augusta. Uma mão gelada encostou-se a sua testa morna.

- Não, ainda não. Ele parece estar nos ouvindo agora, mas incapaz de responder. – era a voz de Hikikomori, cansada, fatigada, carregada como nunca antes. Ela estava ficando mais humana a cada dia que passava. Em breve estaria usando roupas também.

- E se ele estiver em coma?! – era a voz de Pietro, apavorada com a possibilidade.

- Improvável, mas não descartável. O que aconteceu à Eremita foi intenso demais – a mão se foi, ele teve vontade de chamá-la de volta, mas sentia uma paralisia tão profunda e angustiante capaz de lhe despertar um desespero tão grande que finalmente Christopher percebeu-se no fundo de um poço, preso dentro do próprio corpo sem poder movê-lo, o que estava acontecendo?

- O que aconteceu afinal? – era a voz de Augusta, parecia que havia acabado de acordar.

- Quando ativei o hiperespaço, os prismas reatores liberaram o último pulso de energia que possuíam, já estavam sobrecarregados... Este pulsar somado à nossa travessia “estuprou” o atalho que pegamos, isso gerou uma energia contrária que afetou nossos corpos.

- Espera um instante, ficamos expostos à energia nuclear maciça e não morremos? – era a voz de Donnick, mais grossa que nunca, séria como sempre.

- Podemos estar morrendo neste exato momento e ainda não nos demos conta! – era a voz de Fábia, apavorada, infantil, alta e estridente. Ela estava viva, enfim. – eu vi num documentário sobre Chernobyl que exposição à radiação pode nos matar tanto instantaneamente quanto a longo prazo! Podemos cair duros, feito frangos aqui mesmo!

- Pelo amor de Deus, Fábia, cale-se. – implorou Augusta, fatigada.

- Parece que os mais afetados pela travessia foram Ray e Chris... – fez Pietro, com preocupação na voz – cara, os fios de cabelo da Ray estão brancos! Tipo, brancos mesmo, igual neve! As sobrancelhas e os cílios estão do mesmo jeito!

- Ela já se acordou? – perguntou Hikikomori.

- Aparentemente sim, mas já voltou a dormir... É tão estranho o comportamento dela, é como se nada houvesse acontecido! Ela age como se estivesse tirando uma soneca no meio da tarde, olhem só pra ela, está até sorrindo!

Só então Christopher deu-se conta de que estavam reunidos no dormitório coletivo. Ele sentiu o ambiente ao seu redor de uma forma estranha.

- Sim, ela disse “só mais cinco minutinhos” quando a cutucamos! – riu Fábia, animada. – eu achei que a nova cor de cabelo ficou ótima... Precisamos fazer essa travessia mais vezes, vai que o meu cabelo volta a ser violeta como era antes!

- Fábia... – chamou Augusta, advertindo-a.

- Sim, sim, eu sei! – a garota bufou.

- Num resumo da situação, estamos completamente ilhados no meio do espaço, presos numa nave sem combustível à deriva... – a voz de Donnick estava distante, talvez ele estivesse próximo à janela olhando a paisagem, tentando reconhecer alguma estrela ou algum braço da via-láctea.

- Somos náufragos no espaço, podemos até escrever uma música sobre isso! – era Fábia de novo.

- Gente, dá pra fazer silêncio, por favor? Eu to tentando tirar um cochilo aqui! – era a voz de Ray Ann! Ela havia despertado! A comoção foi geral, exclamações de alegria preencheram o lugar.

- Você está bem? Está se sentindo bem? – perguntou Hikikomori, preocupada, provavelmente examinando-a de todas as maneiras possíveis.

- Eu estou bem! Só estou muito cansada, e quando digo muito é muito mesmo... – Ray bocejou – posso descansar mais um pouco?

- É o melhor que você tem a fazer no momento... – a Sybila soou desesperançosa. Aquilo era um mau sinal.

A conversa entre os tripulantes despertos da Eremita durou algumas horas, enquanto isso Christopher lutava contra seu próprio corpo, tentando assumir o controle, levantar-se, mexer o mínimo dedinho que fosse. Nada estava acontecendo. Era uma sensação claustrofóbica e desesperadora, ele pôs-se a chorar, e suas lágrimas escorreram das pálpebras fechadas. Augusta foi a primeira a percebê-lo.

- Vejam!

- O quê?! – Ray sentou-se depressa na cama, assustada com o tom de voz alto da companheira. No mesmo instante uma descarga elétrica atingiu Christopher em cheio, foi o suficiente para fazer seu corpo formigar de uma ponta a outra. Surpresa! Ele estava mexendo braços e pernas novamente! Havia sido libertado da prisão corporal! Seu grito preencheu o dormitório coletivo expressando um misto de dor e felicidade que deixou seus companheiros desnorteados, alguns até mesmo gritaram de volta, sem reação àquela situação bizarra enquanto o Professor Umbrella se retorcia no chão ao lado da cama onde antes estivera deitado.

- MAS QUE DIABOS FOI ISSO?! – exclamou Pietro, apavorado.

Ray havia acabado de eletrocutar seu professor de astrofísica. Com um único olhar.

◊◊◊

- Ok, então estamos numa versão um tanto... Esquisita de Quarteto Fantástico? – foi o resumo da conclusão mais plausível até o momento. Sem energia e consequentemente sem iluminação, as esferas luminosas de Alado estava fazendo o trabalho de lâmpadas havia algum tempo, era como um brinquedo de corda: a luz azulada durava algumas horas apenas, período este em que a esfera perdia altitude e brilho. Assim que atingisse o chão e se apagasse era só sacudi-la com força outra vez e ela estaria brilhando e rodopiando no ar como um mini-sol, e justamente sob a luz destes pequenos sóis azuis, com um enorme caco de vidro na mão, Ray Ann admirava sua nova aparência.

Seus cabelos longos, lisos e agora perfeitamente brancos, suas pupilas platinadas como prata líquida, sua pele quente e brilhante. Tudo havia mudado, e ela sentia a mudança em cada célula do seu corpo, a sensação era de estar com a carga completa, carregada até o fim, como se alguém houvesse lhe plugado a uma tomada e ela ainda estivesse recebendo mais e mais energia sem intervalo. Seu corpo vibrava da ponta dos dedos até a sola dos pés.

Ela espalmou as mãos diante dos olhos, maravilhada: elas estavam gerando faíscas e correntes elétricas visíveis que percorriam o contorno dos seus dedos como pequenas serpentes luminosas, aquela atividade elétrica interagiu magnificamente com as esferas que flutuavam no ambiente proporcionando luz, num espetáculo de encher os olhos, pequenos raios descarregavam a agora poderosa Ray Ann nelas, o que as tornava mais brilhantes e as levava mais e mais alto. Logo o ambiente estava completamente iluminado, as esferas estavam brilhando como nunca, proporcionando a iluminação de um potente holofote sobre eles.

- Isso é incrível! – exclamou ela, com um enorme sorriso rasgando seu rosto de uma ponta a outra.

- Isso é injusto, isso sim! – Pietro levantou-se revoltado – porque só ela ganhou poderes e nós não? O outro aqui não consegue nem falar! – ele apontou para Christopher, agora sentado, com a cabeça e os braços enfaixados, apoiado no peito do capitão Donnick enquanto respirava profunda e dolorosamente, Hikikomori o velava de perto quase maternalmente.

- Cada organismo tem uma forma diferente de reagir a uma situação extrema – disse a Sybila – Ray não ganhou poderes, o corpo dela está apenas supercarregado de eletricidade. Mais cedo ou mais tarde ela vai descarregar, como uma bateria que foi utilizada até o fim da sua força...

- Mas depois eu vou poder recarregar de novo, não vou?! – Ray Ann estava vibrando, literalmente, quanto mais alegre e animada ela ficava, a intensidade das correntes elétricas que percorriam seu corpo aumentava, ficando visíveis externamente como raios azuis sob suas roupas, sua pele, entre seus fios de cabelo.

- Ei, cuidado aí Super Choque! – Augusta deu um passo para trás de Pietro.

- Não sei se isso é possível – respondeu Hikikomori, afastando-se pela primeira vez de Christopher para olhar Ray Ann de perto, analisá-la com mais calma. – mas não descarto nenhuma possibilidade, é uma situação muito nova até pra mim, nunca havia visto isso antes...

O sorriso de Ray pareceu estender-se mais ainda.

- Eu me sinto tão poderosa, sinto como se pudesse fazer qualquer coisa! – ela jogou os braços para o alto dando um pulinho e atingiu o teto com uma forte descarga elétrica. Faíscas choveram sobre a tripulação da Eremita que a esta altura já estava jogada ao chão, com as mãos na cabeça, protegendo-se do que poderia vir da nova mutante do grupo.

- Você poderia usar isso para tentar recarregar os cristais do nosso gerador... – sugeriu Donnick levando a mão ao queixo, pensativo. – acho que seria uma boa.

- Ei, isso é uma ideia interessante! – agora era Hikikomori quem parecia tão animada quanto Ray – as descargas elétricas podem estimular o núcleo dos cristais e reativá-los!

- Mas e se isso explodir a nave inteira? Eu não confio muito não... – Augusta era a mais desconfiada de todos, desde que Ray acordara mantinha-se distante, expressão dura, preocupada, os braços sempre cruzados sobre o peito como se procurasse proteção.

- Augusta tem razão, é capaz de...

Algo atingiu a nave pelo lado de fora. O impacto não foi tão forte, mas teve força o suficiente para sacudir a fiação pendurada no teto e fazer o chão oscilar de um lado pro outro.

- Não é possível! Como ela nos achou?! – berrou Fábia desesperada, correndo para uma das janelas tentando enxergar o que havia lá fora – passamos por tudo isso pra nada?!

- Acalme-se Fábia, pode ser apenas rocha ou gelo batendo no casco da nave... – fez Donnick tentando se manter confortável enquanto o companheiro descansava agora escorado em seu ombro.

- Vamos já descobrir o que tem lá fora! – Ray ergueu no alto seu radar em forma de gota. Estava totalmente avariado, com a tela rachada e algumas peças faltando. Apenas um toque dos seus dedos supercarregados foi o suficiente para ativá-lo, para espanto geral.

Imediatamente o radar mostrou o triângulo azul-neon que representava a Eremita. Praticamente grudado à nave no mapa formado dividido em quadrantes havia um enorme, colossal ponto vermelho, com o triplo do tamanho da Eremita. Ele piscava como uma estrela nervosa refletindo-se nas pupilas prateadas da garota, aquilo apavorou o grupo de tal maneira que eles não pensaram duas vezes antes de atravessar os extensos corredores avariados da nave para atingir a sala de controle, onde a parede transparente agora mostrava uma enorme boca de metal repleta de dentes engolindo a Eremita numa só dentada.

A esta altura eles se encontravam em pânico, gritando feito macacos nervosos enjaulados. A nave sacolejava de uma ponta a outra, e após o baque surdo que os levou seus rostos contra a vidraça veio escuridão e o silêncio: do outro lado da parede transparente, pedaços de metal de todos os tamanhos jaziam retorcidos, cobertos por cascas de gelo e rocha. Detrito espacial espremido num mosaico mórbido cujos parafusos, ângulos e formas lembravam rostos humanos retorcidos em caretas de dor.

- Fomos recolhidos – foi tudo o que Hikikomori disse enquanto se punha de pé sobre a parede transparente, afastando os corpos que a esmagavam.

- Como assim recolhidos?! – Augusta tentava chutar o enorme corpanzil de Pietro para longe, mas ele estava sendo prensado pelos seios de Fábia, o que o estava impedindo de se mover. Havia mais braços naquele monte humano do que num polvo.

- Estamos no caminhão do lixo.

O Apocalipse Club – que a esta altura já estava se desvencilhando uns dos outros – se entreolhou confuso.

- E por um acaso tem coleta de lixo no meio do espaço? – exclamou Fábia, confusa, levando o indicador ao canto da boca, pensativa.

- Alguns planetas coletam o lixo espacial para manter o universo limpo, seja na área correspondente ao seu sistema planetário ou um conjunto de sistemas...

- Isso quer dizer que estamos perto da civilização! – com um salto Fábia livrou-se da sua armadilha humana e jogou os braços pra cima, animada. – não estamos tão perdidos quanto pensávamos!

- Temos de encarar a possibilidade de eles não serem amigáveis – fez Augusta limpando a poeira dos seus cabelos enquanto punha-se de pé.

- Mas e se eles forem? E se eles nos derem uma nave nova, ou mesmo se oferecerem para reformar esta?! – Ray também parecia esperançosa.

- Acalmem seus ânimos, podemos não voltar tão cedo para o planeta natal deste caminhão de lixo – a Sybila olhou para baixo, para as carcaças de metal comprimidas embaixo da Eremita. Entre elas haviam pequenos espaços através dos quais era possível enxergar a infinidade de lixo que havia sido recolhido. Parecia infinito. – eles costumam passar anos patrulhando suas áreas correspondentes e adjacências, alguns são atacados por piratas e sequer voltam!

Um arrepio percorreu o grupo coletivamente. E se Aib’Somar os achasse? Ela deveria estar os caçando nos quatro cantos do universo neste exato momento, assim como deve ter feito ao sair viva da explosão de Hyeol-Aeg, o que ainda era um mistério. Como ela poderia ter sobrevivido? Quem a ajudou? O que eram aquelas naves-ouriço que a estavam escoltando?

- Mas eles são pilotados por alguém, não são? – perguntou Pietro, já cogitando a hipótese de sair dali – podemos tentar fazer contato com eles ou...

- Não, impossível, caminhões de lixo ainda serem pilotados por tripulações... Isso não acontece há muito tempo, a maioria atualmente foi substituída por robôs. Pelo menos nos planetas com civilização avançada dos quais se tem notícia...

- Maravilha! Vamos ficar enlatados por um ano inteiro!

- E isso dependendo do que “quer dizer” um ano inteiro para o planeta de onde esse caminhão de lixo veio! – completou Ray – tempo é muito relativo.

- Estamos fritos, resumindo – a voz de Christopher ouvida pela primeira vez desde que ele havia se acordado soou rouca e assustadora. Até ele se espantou. Fraco demais para se por de pé, estava sentado ao lado de Ray Ann no chão.

Fez-se silêncio. Um silêncio que durou infindáveis horas de angústia e ânsia.

◊◊◊

As estrelas pareciam mais próximas naquela noite, e o terminal de descarga de lixo estava a todo vapor, com técnicos zanzando por todo o lado, como formiguinhas transitando entre as gigantescas plataformas, sobrevoando a área montados em pequenos aeromodelos planadores, as luzes piscavam com força e as bocas dos trituradores lá embaixo pareciam famintas. Sucata, pilhas e pilhas de sucata espalhadas pelas plataformas, fumaça, ferrugem, zumbidos, conversas. Esta não era uma noite comum no Setor 13, afinal os caminhões estavam voltando do espaço após meses vagando pelas redondezas estelares, coletando o lixo que muitos desperdiçam. Para eles aquilo era ouro.

Derretida, toda aquela sucata serviria para construir peças novas, e cada minúsculo parafuso era essencial, indispensável. Robôs novinhos poderiam sair dali, era ali que tudo começava. Quase todas as coisas feitas hoje em dia eram feitas de sucata derretida. Não havia mais ferro no planeta há séculos, todo o material ferroso havia sido extraído do solo para construir as máquinas pioneiras, os primeiros androides. Os anciãos da primeira geração. Destes, pouquíssimos haviam cuidado das suas peças a ponto de se manterem originais, a grande maioria deles tinha uma ou outra parte genérica, de ferro fundido. Os mais novos, aqueles que eram completamente feitos deste material reciclado trabalhavam na área de coleta e separação.

- Sonhando acordada de novo, Lucy? – o monitor passou zumbindo no pé do ouvido da androide. Ele tinha a forma de um pequeno ovo com um enorme visor preto frontal, onde dois faróis azuis ocupavam o papel de olhos. Sua boca era representada por um osciloscópio cuja linha se agitava ao som da voz eletrônica. Muitos robôs eram assim por ali. – se continuar desse jeito vai gastar toda a bateria olhando para as estrelas e vão te confundir com sucata!

- Desculpe Mr. Eggwald, não vai acontecer de novo – Lucy voltou seu rosto para baixo. Este não passava de um televisor redondo, um par estranho de antenas cônicas emoldurava-o dos dois lados, seu corpo humanóide como o da grande maioria daqueles que trabalhavam nas plataformas de separação já estava enferrujado em alguns pontos, mas o que mais chamava atenção em Lucy era o que estava sendo reproduzido na tela que lhe servia de cabeça: um rosto humano feminino imitava perfeitamente expressões faciais e até mexia a boca quando Lucy tinha a necessidade de falar.

- Assim espero – e sumiu da mesma forma que surgiu, deixando Lucy perdida em meio aos seus colegas de trabalho que iam e voltavam pilotando pequenos tratores com garras de crustáceo, estas vinham carregadas de ferro retorcido para ser atirado nas caldeiras, lá embaixo, no fogo para onde Lucy voltava seus olhos naquele momento. Cada plataforma possuía um fosso exatamente no meio para onde o metal selecionado iria após ser separado do material inútil.

- Lucy! Lucy! – Andrea, uma boneca eletrônica maltrapilha com poucos centímetros de altura reprogramada para trabalhar na sucataria surgiu montada em uma pequena Planária motorizada flutuante, desviando a toda velocidade dos veículos que transitavam pelas vias aéreas. Lucy estava prestes a voltar ao trabalho quando ela apareceu, sua pilha só ia ficando maior conforme os caminhões de lixo desciam no nível superior e derramavam o material coletado nas esteiras. – Você precisa subir! Precisa ver isso!

- Mas o Eggwald disse que...

- Dane-se o Eggwald, os meninos trouxeram uma nave hoje! Uma nave! E ela é totalmente diferente de tudo o que já vimos antes! Você precisa ver isso de perto!

O rosto humano na tela facial de Lucy expressou perfeitamente um temor, uma dúvida, perturbação. Ela olhou para trás, para a pilha que se acumulava com o rabo do olho e enfim sorriu. Dentes brancos perfeitos emoldurados por lábios vermelhos, suas mãos de metal juntaram-se animadas.

- Me leve até lá!

Nos níveis superiores o movimento era intenso. Ali era a pista de pouso, onde os caminhões pousavam e o lixo espacial era descarregado para depois ser lançado nos quatro túneis laterais de cada plataforma, estes os mandavam para as esteiras num sistema perfeito e sem falhas até então. Somente até os coletores trazerem do espaço algo incomum, que é muito pouco visto, como a carcaça inteira e intacta de uma nave, geralmente elas chegam em pedaços, pandarecos, ou apenas como restos inúteis de explosões. Mas ali ela estava, branca, um pouco amassada e chamuscada em certos pontos, mas inteira!

- Eremita... – fez Lucy, lendo a lateral do casco da nave em forma de concha de caracol. Sua voz eletrônica soando mais chiada que nunca, estava na hora de trocar os alto-falantes. – faz sentido, é um belo nome! – Andrea jogou seus bracinhos ao redor do pescoço de metal da colega.

- Você acha que tem vida extraterrestre dentro dela? – perguntou a boneca, animada.

- Não seja boba, Andrea, se haviam seres vivos aí dentro não teriam sobrevivido tanto tempo à deriva no espaço. O máximo que vamos encontrar aí dentro é...

- ESQUELETOS! – berrou a boneca, mais animada que nunca, saltando do ombro da amiga para o chão, correndo entre as pernas dos enormes e corpulentos androides trabalhadores dos primeiros níveis. Muitos trabalhadores dos níveis inferiores também circulavam por ali, curiosos, os olhos famintos de curiosidade.

A colossal nave do caminhão de lixo tinha exatamente setenta quilômetros de comprimento expressos num corpo em formato de míssil e a cabeça ameaçadora em forma de seta, de modo que a sua bocarra frontal que abria e fechava coletando a sucata no espaço lhe dava a aparência de um enorme tubarão de quatro barbatanas laterais. Estas usadas para acoplar no movimentado porto de descarga, todos estavam reunidos ao redor da Eremita, que coroava uma pilha de metal retorcido como uma joia real, um diamante perdido no lixão, tinindo à luz dos holofotes que o iluminavam naquele momento. Toda a atenção estava voltada para ela, para a Eremita.

- Espero que eles a coloquem no museu espacial – pensou Lucy consigo mesma – seria um desperdício derreter essa...

Os robôs travaram quando uma espécie de portal frontal redondo abriu-se no casco da nave sucateada, faíscas e fumaça escaparam da pequena boca que havia se aberto na concha. Imediatamente, soldados surgiram abrindo caminho na multidão, atravessando a fumaça e a névoa de gosto metálico, tão comum nas plataformas, vinda de baixo, das profundezas das caldeiras. Eles empunhavam armas, estavam curvados sobre o próprio corpo, como um exército eles foram abrindo passagem, empurrando e pisoteando. Andrea quase foi vitima da brutalidade de um daqueles trogloditas de metal, todos iguais: três metros de altura, membros longos e bem divididos interligados por uma fibra de metal negro, prateados e completamente desprovidos de rosto. A parte frontal das suas cabeças não passava de uma superfície lisa que refletia o ambiente ao redor friamente.

- Esses robôs fazem meu antivírus apitar! – bufou Andrea voltando para a segurança das proximidades de Lucy antes que fosse realmente esmagada. Em poucos segundos havia uma dúzia de robôs prateados cercando a pilha de sucata coroada pela Eremita, estes carregaram suas armas quando o primeiro vulto surgiu da fumaça, empunhando uma arma dourada reluzente de brilho intenso. Os outros vieram longo atrás, sombras fantasmagóricas iluminadas pelas explosões do interior da nave, uns eram pequeninos, quase tão pequeninos quanto Andrea, outros eram altos, corpulentos. Silhuetas femininas e masculinas intercalavam-se, seis ou sete no total, era um espetáculo.

- Não to conseguindo ver nada com essa fumaça! – bradou uma voz grossa, masculina com certeza.

- Saudações, terráqueos! – era uma voz estridente, feminina, animada. Lembrava a voz de Andrea.

- Fábia! – gritou outra voz feminina, mais sonora que a primeira – me poupe, nós que somos os terráqueos aqui!

- Então como devemos chamá-los?!

- Não sei, não sabemos nem em que planeta nós estamos! – era uma voz masculina, não tão grossa quanto a primeira, mas ainda assim masculina.

- Alguém sopra essa porcaria dessa fumaça pra longe? Eu não... Opa! – o indivíduo que falara escorregou em alguma peça solta e quase desceu a pilha de sucata rolando, mas foi apoiado pelos outros antes que caísse. – obrigado!

- Alienígenas, Lucy! – era Andrea ao pé do seu ouvido – eu não lhe disse?! Eu não lhe disse?!

- Não são alienígenas, Andrea... – a fumaça estava se dissipando, as silhuetas estavam tomando forma, cor. – são... – Lucy quase reiniciou o sistema com tamanha surpresa – HUMANOS!

Muitos robôs pifaram na mesma hora. Caíram desmantelados como marionetes no chão, soltando mais faísca e fumaça que a Eremita, seus companheiros correram em seu socorro.

- Hu... Manos?! – Andrea parecia mais assustada que Lucy, começou a tremer feito um motor velho – mas eles não estavam extintos?!

- No nosso planeta sim... Mas não conhecemos o universo lá fora... – Lucy estava maravilhada, suas mãos unidas diante do peito, seus olhos azuis brilhando como duas estrelas. A imagem que reproduzia um rosto humano na tela da sua cabeça-monitor oscilou como se estivesse recebendo interferência no sinal. – o universo é uma caixinha de surpresas.

◊◊◊

- Será que eles são todos robôs nesse planeta? – o contraste entre a pele dourada de Ray e seus novos cabelos brancos era muito mais belo à luz daquela cela coletiva. Um amplo quadrado branco, com luzes nos quatro cantos.

- É bem provável – fez Hikikimori, ainda estava zanzando de um lado para o outro da cela, tentando achar uma falha, uma porta, uma janela oculta, qualquer coisa. Sem sucesso. Eles haviam sido expostos a um gás e sonífero e acordado ali, amontoados outra vez como um bolo de carne cheio de pernas e braços. – não é muito comum, mas há boatos de que existam planetas onde os robôs evoluíram a ponto de substituírem o elemento orgânico vivo e criado sociedades semelhantes às nossas. Provavelmente os habitantes originais deste planeta os construíram, mas por algum motivo foram extintos e os robôs assumiram a partir daquele ponto, construindo outros robôs até...

- Povoarem o planeta de máquinas! – exclamou Donnick – é incrível!

- Sim, é maravilhoso... Utópico! – fez Christopher, levantando para esticar os músculos pela milésima vez.

- Quanto tempo mais eles vão nos deixar aqui dentro? – indagou Augusta, incomodada – espero que eles se lembrem de que somos seres vivos e ainda temos necessidades fisiológicas! – estava apertada para ir ao banheiro.

- Não sei se vocês repararam, mas isso já está virando costume! – exclamou Pietro, aderindo ao movimento Hikikomori em busca de uma saída. – já é o segundo planeta em que isso acontece, nós chegamos e eles nos trancam numa cela, onde estão os direitos humanos aqui fora no espaço?!

- Pelo menos em Nammamane tínhamos conforto e comida! – disse Fábia, sonhadora, os olhos brilhando ao lembrar-se do último planeta em que permaneceram por um longo período.

- Civilizações são hostis por natureza, pensem só – começou a Sybila, desistindo da busca e sentando-se ao chão na companhia dos outros companheiros que descansavam de pernas cruzadas em posição de borboleta. Ela juntou os longos cabelos escuros escorridos com as mãos e trouxe-os para o peito por cima do ombro – nos planetas selvagens que visitamos, nós simplesmente chegamos, pousamos, montamos acampamento, permanecemos alguns dias e então partimos. Nesse meio tempo só fomos incomodados por feras e alguns parasitas inconvenientes...

Todos olharam para Pietro. Ele revirou os olhos ao lembrar a situação embaraçosa em que ao se aliviar atrás de uma moita acabou atacado por um artrópode verde peculiar que muito lembrava as lacraias terrestres, em um planeta na região de Leão.

- Naqueles em que a vida havia evoluído a ponto de certos indivíduos montarem sociedade fomos recebidos com hostilidade, principalmente nos planetas em que o armamento bélico já havia sido inventado – completou Christopher ao lembrar-se da vez em que desceram num astro tão grande quanto Júpiter, desértico exceto pela existência de um pequeno mar ao norte. As criaturas que viviam ali pareciam estar passando por uma era das trevas, como o período medieval na Terra, mas a aparência dos seres era o que mais lhe chamara a atenção: tinham orelhas de cachorro caídas, enormes olhos castanhos, bico de papagaio e cabeça triangular, fora o corpo esquelético em que se arrastavam para cima e para baixo em vestimentas tão rudimentares.

- Acho que é fato comum social ter medo do desconhecido, do que veio de fora... – completou Augusta cruzando os braços ao lembrar-se da Terra e de como as coisas funcionavam por lá. Uma saudade violenta a arrebatou num abraço mortal, seu coração reduziu ao tamanho de um grão: fazia um longo tempo que eles não viam um rosto humano, outras pessoas senão seus próprios companheiros. Ela imaginou como as pessoas da Terra lidariam ao saber que existem planetas inteiros cobertos por organismos colossais em forma de raquete que alimentam-se da luz do sol e se comunicam através das raízes fincadas no chão, que interligam a superfície inteira numa cadeia de criaturas pensantes, feitas de carne e osso, mas sem olhos, sem boca, sem braços, sem pernas. Meio-vegetais meio-animais. Talvez aquele último planeta tenha sido o que mais lhe marcara em termos de biodiversidade.

- Mas é estranho... Não estamos lidando com uma sociedade natural, estamos lidando com robôs, eles deveriam ser estúpidos e seguir ordens, não ter medo de nós! – fez Ray Ann dando de ombros e cruzando as pernas ao sentar-se no único banco do lugar, este que aparentemente fazia parte da parede.

O susto foi tão grande que eles poderiam ter morrido ali mesmo. Não pelos estilhaços de concreto e metal retorcido que os atingiram em cheio ou pela nuvem de poeira e fumaça que os envolveu imediatamente após a luminosa explosão, mas pelo barulho reverberante que aquilo fez e pela força com que ela os lançou todos numa só mão contra a parede como bonecos de madeira velha.

- Há muitas coisas que nós robôs somos... – no meio da névoa, um vulto surgia. Pequenino, feminino, voz eletrônica, esguio e elegante. Seus olhos eram dois faróis azuis na neblina. – estúpidos com certeza não é uma delas! – a voz artificial deu uma risadinha sonora, soou quase como o toque de um celular.

- Pare de se exibir, Mekare, não temos tempo para brincar! – outro vulto surgia, tinha a mesma altura do primeiro. Este era claramente masculino pela silhueta. Olhando atentamente ele aparentava ser um pouco mais alto que o primeiro, e um tantinho mais robusto.

- Pessoal... – uma voz grossa, mas claramente feminina veio do lado de fora do enorme portal disforme e violento que havia se formado com a explosão, ecoando nas paredes de metal do que aparentava ser um corredor muito bem iluminado. Ela soou como um agouro, um aviso, o tempo estava passando.

- Ora, Cvalda, tenha dó! – era a voz da primeira, Mekare. – você sozinha arrebenta os Sem Rosto com um braço às costas!

A outra bufou em resposta. Robôs bufavam? O Apocalipse Club estava atordoado demais para reparar naquilo, dois deles já haviam até desmaiado. Fábia estava de boca aberta esparramada no colo de Donnick esmagando-o com todo o seu peso entre os restos de uma cela branca. Hikikomori, Pietro e Christopher puseram-se de pé assim que os três vultos tornaram-se visíveis quando a nuvem de poeira esvaiu-se.

A primeira, menor de todas era claramente uma androide, uma boneca perfeita, pele de porcelana e olhos de cristal profundamente azuis, brilhantes como estrelas. Se a sua pele não emitisse aquele estranho brilho de polimento e suas juntas não fossem escuras exibindo a fiação coberta por uma liga de borracha, eles poderiam jurar que ela era humana. Estava enfiada num apertado maiô azul-marinho que contrastava com suas curtas madeixas cinzentas que compunham o cabelo perfeitamente liso da boneca num corte Chanel de franja.

O segundo, claramente do mesmo modelo e da mesma série de fabricação pela cor do cabelo e pelos profundos olhos azuis cristalizados, seguia em base a mesma descrição da androide Mekare, exceto por estar enfiado num calção de banho colado azul marinho que deixava claramente explícita a ausência de sexo. Juntos eles eram um par de anjos artificiais, com rostos perfeitos e tão bem desenhados com seus interiores preenchidos de circuitos, engrenagens e parafusos. Sorriam como se tivessem sentimentos, interagiam como se fossem humanos. Réplicas perfeitas de duas existências escoltadas por uma cyborg brutamontes cujo único elemento distinguível na confusão de fios e peças remendadas do seu exterior era o rosto, claramente humano e assustadoramente inexpressivo. Esta possuía uma lente focal vermelha no olho esquerdo exatamente como a de Aib’Somar, o que causou arrepios coletivos.

- O que vocês estão esperando?! Viemos salvá-los! – exclamou a sorridente Mekare.

Uma incômoda sirene começou a soar.

Continua...











Nenhum comentário:

Postar um comentário

E então? O que achou?