Bem vindos à minha fábrica de sonhos!

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

The Fatcat House em Recesso!


O cesto mágico do gatinho gordo está entrando em recesso de final de ano, mas só por enquanto. Encerramos o expediente este ano, batemos o ponto na fábrica de sonhos mais colorida e mágica da blogosfera, agora é hora de descansar, curtir as festas de final de ano, comer muito peru e se deleitar nos docinhos que nossas tias fazem para as noites festivas!

E preparem-se, dia 1º de Janeiro estaremos de volta com "The Big Machine 3 - Apocalipse", começando o ano num ritmo frenético e emocionante! Será um ano e tanto para mim e para o blog, então estejam preparados!

Enquanto isso, curtam o meu projeto de meio tempo "We Are Glitter", um tumblr que criei recentemente para postar as minhas fotos artísticas favoritas, além de frases aleatórias e poemetos pequenos! Fiquem à vontade para me seguir e até ano que vem!


We Are Glitter

Uma Canção de Natal Para a Gorda - OST



Eis aqui a trilha sonora desta mágica aventura natalina, uma viagem interna ao seu verdadeiro eu e o despertar para a reflexão sobre o amanhã, sobre ser uma boa pessoa, sobre amar ao próximo, sobre perdoar. Escrever "Uma Canção de Natal Para a Gorda" me fez pensar muito e encontrar alguns pontos em que me identifiquei na história, o espírito natalino realmente contagia! Confira abaixo as músicas do EP oficial de Natal The Fatcat House, que é também a trilha sonora de Uma Canção de Natal Para a Gorda. As músicas são um pouco deprimentes, me desculpem, mas o fato é que são lindas, só as melhores!


01 – Obsessions – Marina & The Diamonds.
02 – Keep Me Warm – Ida Maria.
03 – That I Would Be Good – Alanis Morissette.
04 – Christmas (Baby, Please Come Home) – Leighton Meester.
05 – Traffic Lights – The Ting Tings.
06 – [Bonus Track] Let It Snow – Kylie Minogue.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Uma Canção de Natal Para a Gorda - Final


http://antonioquem.blogspot.com/p/e-muitos-que-ainda-virao.html

Na noite de Natal, Raquel Valadares, a gorda mais avarenta da face da terra foi visitada por três fantasmas, os Natais Passado, Presente e Futuro, que lhe mostraram a realidade sobre quem ela era e as pessoas que a rodeavam, deixando-a completamente sem chão. E agora? Raquel vai mudar ou continuar sendo a mesma mulherzinha intragável de sempre? Seu ego deixará de ocupar o vácuo que existe dentro do seu traseiro enorme? Confira no último capítulo do Especial de Natal The Fatcat House clicando no link acima!

E FELIZ NATAL!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Uma Canção de Natal Para a Gorda - Parte 4


Na noite mais importante do ano, as fúteis amigas de Raquel Valadares deixaram-na sozinha em casa, e isso foi porta para que bizarras criaturas fantasmagóricas surgissem na escuridão, trazendo mensagens de outros mundos, na esperança de que a mesquinha, amarga, mal amada, rancorosa e antipática Raquel mude de vida e passe a ser uma pessoa mais leve e de bem com a vida. O primeiro ser lhe mostrou o Natal Passado, que era farto porém triste. O segundo ser lhe mostrou um presente horroroso onde nada é o que parece. O terceiro fantasma ainda está por vir, mas que mensagem ele irá lhe trazer do futuro? O que este último espírito tem para lhe dizer? Será que a gorda mais azeda do mundo aprenderá a amar o próximo ou seu ego continuará do tamanho do seu traseiro? Leia clicando no link acima!

domingo, 19 de dezembro de 2010

Uma Canção de Natal Para a Gorda - Parte 3



No capítulo anterior, o estranho ser que da neve formou-se diante dos olhos de Raquel mostrou-lhe seu triste e mesquinho passado. Assim como surgiu, o Fantasma do Natal Passado desapareceu: misteriosamente, deixando vários pontos de interrogação pairando sobre a cabeça da mulher. Porque aquilo estava acontecendo com ela? Qual o motivo disso tudo? As respostas podem surgir assim, de repente, nas trevas, de forma extravagante e pomposa, exatamente como o esquisito e indefinido Fantasma do Natal Presente... Clique no link acima e confira!

sábado, 18 de dezembro de 2010

Uma Canção de Natal Para a Gorda - Parte 2



Na noite mais importante do ano, Raquel, a gorda mais amarga e mal amada da face da terra é visitada por dois espíritos que lhe deram o recado: três fantasmas estavam vindo por aí... Seria isto alguma alucinação? Uma apavorada Raquel descobre que não no exato momento em que uma figura gigante e apavorante surge no meio do segundo andar do duplex, para seu desespero! Descubra o que esta aparição tem a dizer na segunda parte desta emocionante homenagem ao clássico de Charles Dickens clicando no link acima!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Uma Canção de Natal Para a Gorda - Parte 1


Raquel é uma mulherzinha asquerosa, de todas as maneiras. Azeda, amarga, mal amada e sempre mau humorada, não consegue passar um minuto sem falar mal de ninguém, gorda e feiosa, se acha a última bolacha do pacote e tem o ego tão grande quanto seu traseiro. Porém vive insatisfeita com tudo e com todos o tempo inteiro, mesmo rodeada de amigas bonitas e populares, indo para festas todas as noites e tendo muito dinheiro, algo a incomoda profundamente, e ela não faz ideia do que é.
Mas então Raquel acaba ficando sozinha em casa na noite mais importante do ano, e isso é a porta para que coisas sinistras comecem a acontecer no segundo andar do duplex onde ela mora. De cara ela é visitada por duas criaturas fantasmagóricas e horrendas que têm um recado para dar... Qual será esse recado? Leia clicando no link acima!

PS:. adotei a política de páginas independentes para cada capítulo desse especial de Natal, espero que tenham gostado da ideia!

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Horóscopo Africano?

18 de Janeiro de 1993

Astro Regente: Lua.
Orixá Protetor: Exu.
As pessoas nascidas nesse dia regido por Exu, o mensageiros das divindades africanas, são alegres, boêmias e sensuais. Donas de um caráter nobre, costumam se mostra amigáveis. Mas, caso sofram alguma injustiça, não deixam de pensar em vingança.
Os filhos de Exú possuem um caráter ambivalente, ora são pessoas inteligentes e compreensivas com os problemas dos outros, ora são bravas, intrigantes e ficam muito contrariadas. As pessoas de Exú não têm paradeiro, gostam de viagens, de andar na rua, de passear, de jogos e bebidas.
Quase sempre estão envolvidas em intrigas e confusões. Guardam rancor com facilidade e não aceitam ser vencidas. Por isso para ter-se um amigo ou filho de Exú é preciso que se tenha muito jeito e compreensão ao tratar-se com ele.


Exu (irmão de Ogum e Oxossi) foi o primeiro filho de Yemanjá e Oxalá
Ele era muito levado e gostava de fazer brincadeiras com todo mundo. Tantas fez que foi expulso de casa. Saiu vagando pelo mundo, e então o país ficou na miséria, assolado por secas e epidemias. O povo consultou Ifá, que respondeu que Exu estava zangado porque ninguém se lembrava dele nas festas; e ensinou que, para qualquer ritual dar certo, seria preciso oferecer primeiro um agrado a Exu. Desde então, Exu recebe oferendas antes de todos os Orixás, mas tem que obedecer aos outros Orixás.
Exu está em todos os locais; é o próprio movimento.
É o senhor dos caminhos, da virilidade, do sexo, dos sentidos, da força de viver
Exu é o Orixá de ligação entre os homens e os outros Orixás. Fato este que o coloca muito próximo dos homens, quase como numa cumplicidade ou proteção. É como se ele estivesse sempre em contato constante com os homens, fazendo parte de suas vidas, desejos, ambições, sonhos, alegrias, tristezas, ... Por essa intimidade com os homens ele é chamado carinhosamente de Cumpadre.
No sincretismo Judaico-Cristão Exu foi associado a imagem de Santo Antônio, mas pejorativamente, por suas características e cores, foi associado também ao Diabo, a Satanás. Essa é uma associação que é, além de injusta, é ignorante, pois Exu é o próprio sentido da vida, da criação, do amor, do bem viver.

CARACTERÍSTICAS
Apaixonado, esperto, criativo, persistente, impulsivo, brincalhão, amigo.


















PS:. A cabaça na mão dele lembra um pênis gigante, MAS NÓS RELEVAMOS!

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Oráculo das Feras Parte II - Preview Artístico!

Gostaram? É a futura capa do Prólogo de Oráculo das Feras, estarei trabalhando com a arte da abertura dos capítulos, vocês irão contar com a minha presença nas edições de Photoshop em algumas fotografias tiradas pelo brilhante David La Chapelle e também em ilustrações feitas por mim mesmo, como esta aí acima!
No topo, do lado esquerdo, Lilith, O Rei dos Monstros. Abaixo dele, Pandora, A Vampira.
Em oposição à Lilith temos Corona Solaris, Pai da Aurora, e abaixo dele temos Akasha, a Filha das Estrelas. Os quatro reis-monstros em pessoa! É uma honra!
Leia mais em...


Canavarlar e nomes associados é propriedade intelectual de
Louie Mimieux & Black Cherry.
Roube, plageie ou reproduza isso em qualquer outro lugar e você
TÁ FERRADO.

Mais Efemeridades...


Hoje, decidi que ia postar alguma coisa no blog, mas não sabia exatamente o que. Minha cabeça tem andado vazia durante as últimas semanas (como se cabeça andasse sem a ajuda do corpo!), quer dizer, não completamente vazia: tudo no que eu tenho trabalhado estes últimos dias é relacionado com o futuro deste blog: "Uma Canção de Natal Para a Gorda" e "The Big Machine 3 - Apocalipse", de modo que toda a minha criatividade está voltada para a posteridade, enquanto que o presente está assim, vazio, seco, como vocês podem observar.

Ontem foi a segunda fase da UEAP, o último exame do ano... Vou confessar a vocês que só fui para não ficar com peso na consciência. Se na primeira fase eu já estava morrendo de sono, na segunda eu era um zumbi! Houve algumas questões que eu sequer li, acredita? Eu só fiz marcar mesmo... Mas a Redação eu caprichei, tenho certeza absoluta! Adivinhem o que era pra fazer? Uma NARRAÇÃO!

É um tanto redundante e irônico dizer que eu fui maravilhosamente bem na minha Redação, faça chuva ou faça sol, eu sou um escritor, e mesmo perambulando por aí em modo Zumbi, sempre darei o meu melhor, venha o que vier, meus textos serão obras de arte únicas e inexoráveis, não importa se nunca recebi um 10, não importa se só consegui 9,5 até agora, o que importa é que meus textos são excelentes e incomparáveis. Disso eu tenho certeza.

De qualquer modo, não vou passar nessa segunda fase da UEAP, não levei à sério a prova e marquei questões que nem li. Fui o primeiro da minha sala a terminar... E agora, lembrando bem, teve até um menino que cortou o dedo... Só não me lembro como, pra vocês verem o meu estado naquela manhã! Tenho ido dormir todos os dias às seis e meia em ponto, não da tarde, mas da manhã, então era de se esperar que eu ficasse assim... Voltei para casa sonâmbulo, minhas pálpebras quase não se abriam, eu estava completamente deprimente, mas tudo bem, já estou matriculado no CEAP mesmo...

A UEAP não é tão importante assim pra mim, gostaria mesmo era que saísse logo o resultado do ENEM, quero muito fazer o curso de Artes da UNIFAP, era o meu objetivo principal desde o começo do ano, Design era só a segunda opção caso eu não passasse na federal, mas aí deu todo aquele problema com os erros gráficos das provas e uma pá de gente vai ter que fazer tudo de novo. Resultado: vou ter de esperar mais um mês para o resultado!

Se eu tirar uma nota boa o suficiente para entrar na UNIFAP, me desculpe, mas vou trancar o CEAP e fazer Artes. Artes acima de tudo na minha vida!

De qualquer modo, me desejem sorte (yn).

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Um Epílogo Alheio - Bons Sonhos, Stella Vazjekovzka


Virou-se vagarosa na cama, parecia uma velha tartaruga, encarquilhada, pesada, cascuda e enrugada, seus olhos mal abriam-se, a luz era fraca mas ainda assim era forte demais para suas retinas antigas, desgastadas por tudo o que já presenciaram, fotografaram e guardaram com carinho ou com ojeriza nos veios e sulcos de memórias do cérebro de uma velha de quase oitenta anos. Oitenta anos muito bem vividos. Ou não, os últimos tem sido feitos de pura amargura. Havia alguém parado aos pés da cama, ela sabia que havia alguém mesmo não tendo se virado para o lado da porta do hospital, não sabia, não lembrava como havia ido parar naquele quarto azul, tão sem graça e sem glamour algum.

- Está acordada, Stella, querida? - perguntou a voz.

Stella gemeu, parecia uma lhama no leito de morte.

- Vamos querida, faça um esforcinho, vire-se para me ver! Senti tanto a sua falta! - ela reconhecia essa voz de algum lugar, mas não sabia de onde. Com dificuldade, meneou a cabeça para o lado, a fim de enxergar o rosto que a velava. Não era Aline nem nenhuma das pessoas que ela conhecia, pelo menos não recentemente. Era alguém que há muito tempo ela não via. Sua voz trouxe doces lembranças relacionadas a parques nevados, cheiro de chantilly e chocolate quente, morangos fatiados ao meio e cheiro forte de tabaco. Cat Power tocava alto em algum canto da mente da velha, ela só não sabia onde.

- Quem, quem está aí? - com dificuldade, seus olhos idosos se abriram para depararem-se com uma criatura estranha, de óculos escuros e sobretudo preto, escuro como a noite. Um gorro escondia as mechas encaracoladas, quase crespas, com a cor natural de chocolate já perdida, agora era algo mais cinza, mais alvo, estranho. Seu rosto também estava mudado, o tempo havia lhe dado de presente muitos sulcos e rugas, e sua boca enorme agora estava ressecada. Ela sabia quem era. Aquele rosto, aquela voz...

- Vou retirar os óculos, querida, assim você pode me ver melhor. - a criatura riu e levou a mão aos lábios. Usava luvas de couro preto. - me sinto como o lobo mau disfarçado de chaupéuzinho vermelho, pronto para matar a vovózinha!

Retirou a única coisa que impedia a velha Stella de reconhecê-lo.

E isso fez seu coração fragilizado saltar, fez também cada uma das máquinas reguladores gritarem, alertando que o peito estava em frenezi, em pandemônio, sua saúde estava ameaçada mais uma vez por uma forte emoção.

- Black... Cherry... - fez ela, com uma voz rouca, o ar forçando a saída garganta afora. - Porque?! Porque o meu Lucas?! - foi a única coisa que ela conseguiu dizer. Suas mãos apertando o peito com força, como se isso fosse adiantar alguma coisa.

- Ele nunca foi seu... E nem meu... - riu outra vez - por isso agora não é mais de ninguém! Minha filha fez um bom trabalho...

- Não... pode... ser... Gabriela? - estava à beira do desmaio. Onde estavam os malditos médicos e enfermeiros daquele hospital?!

A criatura abaixou-se e beijou-a na testa.

- Não há mais motivos para me preocupar... Duvido muito que você passe dessa noite... Em todo caso... Bons sonhos, Stella Vazjekovzka...


Tudo apagou. Era pra sempre?


Letra & Música ₰

E agora, para ir preparando os fãs imaginários deste blog para o novo The Big Machine, que vem cheio de novidades, completamente eletrizante e Apocalíptico, aqui vai a tradução da música tema da última parte desta trilogia que está no ar em The Fatcat House desde 2009 graças à Pedro Henrique que perdeu seu querido celular na porra do show da Cláudia Leitte! Do álbum Black Cherry, Strict Machine do Goldfrapp é uma música para explodir de dentro para fora, cheia de efeitos eletrônicos eletrizantes, ela faz delirar quem a escuta! Confira a tradução!


Goldfrapp
Strict Machine

I get high on a buzz
Then a rush when I'm plugged in you
I connect
When I'm flush
You get love when told what to do

Wonderful electric
Wonderful electric
Wonderful electric
Cover me in you

I'm in love, I'm in love
I'm in love with a strict machine

I'm in love, I'm in love
I'm in love with a strict machine

When you send me a pulse
Feel a wave of new love
Through me
I'm dressed in white noise
You know just what I want
So please

Wonderful electric
Wonderful electric
Wonderful electric
Cover me in you

I'm in love, I'm in love
I'm in love with a strict machine

I'm in love, I'm in love
I'm in love with a strict machine ...

Máquina Exigente
Fico alcoolizada com zumbido
Depois uma corrida quando estou plugada em você
Eu conecto
Quando eu extravazo
Você ganha amor quando digo o que fazer

Maravilha elétrica
Maravilha elétrica
Maravilha elétrica
Cobrindo-me em você

Eu estou apaixonado, estou apaixonado
Eu estou apaixonado por uma maquina exigente

Eu estou apaixonado, estou apaixonado
Eu estou apaixonado por uma máquina exigente

Quando você me enviar um pulso
Sinta uma onda de um novo amor
Através de mim
Eu estou vestida com ruído branco
Você sabe exatamente o que quero
Então, por favor

Maravilha elétrica
Maravilha elétrica
Maravilha elétrica
Cobrindo-me em você

Eu estou apaixonado, estou apaixonado
Eu estou apaixonado por uma máquina exigente

Eu estou apaixonado, estou apaixonado
Eu estou apaixonado por uma máquina exigente

Letra & Música ₰ (Especial To Whom It May Concern)



Eis aqui, a minha música favorita de iamamiwhoami (Jonna Lee em seu I Am Bounty Project). Coloquei tantas traduções de tantos cantores aqui, menos dela, a essencial! A música fala sobre como o amor pode ser destrutivo e imprevisível, como ele costuma mudar de uma hora para a outra e ferir quem estiver ao redor. O amor é uma bomba atômica, é mesmo. Eu que o diga.



iamamiwhoami
O


I thought I felt a spark
Thought I saw a flame
When something changed in you
Who took the blame?

My plan was foolproof
As I became
A fortress of your heart

Love
The kind that kills and scars
And makes you kneel and crawl
To hell and back

The words that slit your throat
And make you think of love
As the new black
As what you lack

The sound of letting go
A side of you
That we all set aside
When the world was new

Under the full moon
Only endless rain
An absence of your heart

Love
The kind that kills and scars
And makes you kneel and crawl
To hell and back

The words that slit your throat
And make you think of love
As the new black
As what you lack

o

Eu pensei que eu senti uma faísca
Pensei que eu vi uma chama
Quando alguma coisa mudou em você
Quem levou a culpa?

Meu plano era infalível
Como eu me tornei
A fortaleza do seu coração

Amor
O tipo que mata e cicatriza
E te faz ajoelhar e rastejar
Para o inferno e voltar

As palavras que cortam sua garganta
E fazem você pensar no amor
Como o novo preto
Como o que lhe falta

O som do partir
Um lado de você
Que todos nós deixamos de lado
Quando o mundo era novo

Sob a lua cheia
Só a chuva interminável
A ausência do seu coração

Amor
O tipo que mata e cicatriza
E te faz ajoelhar e rastejar
Para o inferno e voltar

As palavras que cortam sua garganta
E fazer você pensar no amor
Como o novo preto
Como o que lhe falta

Efemeridades

Mais um texto retirado das minhas aulas de Redação... São tão perfeitos, não entendo como a Guajarina nunca me deu um 10! É sempre 9,0 ou 9,5...



Efemeridades


O tempo para mim sempre tratou-se de algo efêmero, algo passageiro, nunca algo tão ameaçador, mas passageiro, sorrateiro, manso, quase imperceptível. Quando dei por mim, já estava aqui, nos meus últimos dias de colegial, às vesperas de um doloroso adeus aos meus estimados amigos... Em pensar que ontem mesmo eu era apenas mais um garoto gordinho com o cabelo bem cortado, desenhando na aula de matemática.

Ainda faço isso, é lógico, certos costumes não se perdem nunca. E agora deparo-me com as velhas palavras de Chico Buarque: "Não se afobe, não, que nada é pra já". Esta música tem um significado e tanto pra mim, traz lembranças de um passado distante, sentado ao lado do gravadorzinho da minha mãe em tarde de Maio, ouvindo MPB.

E então "Futuros Amantes" tocava, na voz de Marisa Monte, e um filme enorme passava em minha cabeça. Eu realmente imaginava os escafandristas descendo até meu quarto, revirando as minhas coisas, os meus segredos sendo descobertos por civilizações há anos-luz de distância intelectual de nós...

Mas e eu? Onde eu estarei nesse dia? No momento em que os arqueólogos chegarem? Meus átomos ainda estarão por aí? Pela minha casa?

E então eu abri meus olhos, e eu estava no futuro, e o vestibular estava a apenas duas semanas de mim. e o que seria de Antonio agora?






Não há observações nesta redação.

YES!

Filosofia Moderna

Não que eu esteja surtado, é que acabou toda a minha criatividade para posts novos, então resolvi tirar uma ideia que minha professora de Redação, Guajarina, me dera há alguns meses atrás. Porque não digitalizar as minhas melhores redações? Sim, pois, modéstia à parte, produzi grandes obras de arte nos simulados e nas atividades diversificadas em sala de aula! Fique agora com um texto retirado de um dos meus últimos simulados do ano.


Filosofia Moderna


Somos altos e baixos, gordos e magros, brancos, amarelos, azuis, vermelhos ou negros como a noite contemplável. Sorridentes ou entediados, expansivos ou retraídos, cabelos enrolados ou compridos. Somos seres humanos.

Mas o que nos torna humanos? O que nos faz pensar em sermos dignos da auto-consciência, da auto-afirmação que todos tanto procuram? Pensar, falar, agir? Sentir? O que nos caracteriza como seres humanos pensantes? São perguntas que costumam me acertar desprevenido feito flechas atiradas da esquina enquanto o ônibus Buritizal - São Camilo faz a curva para fora da FAB, para casa.

Não estou brincando quando digo que o ônibus é o berço da filosofia moderna, cidadã cotidiana. Pra falar a verdade essa frase nem é minha, é de uma amiga distante com quem pouco tenho contato. Porém, ela foi muito feliz em sua reflexão e tinha toda a razão.

Diferença, eu sou especialista nisso: Alto (1,90m), cabelo comprido, maquiagem, acessórios chamativos e sobrepeso, alguns especialistas me caracterizariam como andrógino. De longe (ou mesmo de perto) tem como confundir. Personalidade extravagante, opiniões absurdas e inovadoras, desbocadas. Garoto eclético e esquisito. A laranja fora do cesto. O boneco de madeira feito torto.

É assim que eu me sinto na maior parte do tempo. Quando desço na parada há algumas esquinas antes da minha casa, os moleques que ficam nos últimos bancos lançam termos pejorativos pela janela. Eu apenas sorrio. Acho que é isso que me faz humano, me destaca dos outros animais. Poderia fazer algo, mas prefiro voltar para casa.








OBSERVAÇÕES DA PROFESSORA:


*O texto/artigo está excelente!!

*Apenas tenha cuidado com a ortografia.

Faltam Nove Dias!


AGUARDE!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Sem Título


Segunda-feira, saí de casa, pela parte da tarde. Minha primeira respiração de ar puro em semanas trancafiado nestes cômodos frios e apertadinhos, tão aconchegantes, escrevendo crônicas embaixo das luzes cativantes e calorosas da árvore de Natal, desenhando deitado na cama, semi-coberto por um edredom que precisa urgentemente de uma lavagem, com meu cabelo sempre sujo... A coruja saiu da toca, e ora vejam só, de dia. Embaixo do sol já fraco das quatro da tarde.

- Está fechado, só abre amanhã, às oito. - disse o homem engravatado, em frente à Casa da Cidadania. Bufei e joguei meus ombros pra frente. Lá se fora mais uma chance de tirar meu título de eleitor, e o pior de tudo é que eu tive de fazer o requerimento via internet outra vez, dia 6 era o último dia do prazo para comparecer a 2ª Zona Eleitoral.

- E agora? - perguntei para mim mesmo, admirando o portão fechão do prédio de arquitetura tão incomum para esta cidade. Escorei-me numa árvore, coloquei os fones nos ouvidos e dei play em "O" de iamamiwhoami. Versão do concerto, é lógico, a versão convencional já me enjoou, embora ainda me seduza de certo modo. O Atual é só daqui há alguns quarteirões, pensei. Será que tem alguém lá? Será que o pessoal ainda tá tendo recuperação?

Menti o pé na calçada, espantei pombos, despertei olhares curiosos de pedreiros em construções e risinhos abafados debochados de garotos e garotas que andavam pela rua. Recebi olhares sugestivos e abaixei os olhos, como boa gueixa, educada pela honorável e instruída Mameha, como Sayuri em "Memórias de Uma Gueixa".

Foi rápido, a passos largos, saltando raízes de árvores e valas compridas, cheguei à esquina do Centro de Ensino Atual, aquele que foi meu segundo lar durante aproximadamente oito anos e que agora me parecia tão distante, outro mundo, outra realidade. A tarde estava ensolarada, dourada, iluminada. As folhas das árvores nunca estiveram tão verdes e agitadas, o vento nunca soprou com tanta alegria quanto naquele dia. O sol pela primeira vez me sorria. Nunca me senti tão íntimo dele assim na vida, eu que tanto odiei o calor que ele me proporcionava, agora estava amando aqueles raios em meu rosto, me lambendo com o vento. Era uma tarde deliciosa, sem dúvidas. Caminhei em rumo à escola então, adentrei em seu hall e seus corredores com muita intimidade, é claro, não deixei este ninho há tanto tempo assim, os rostos me são muito conhecidos ainda, e cada passo que dei ainda era muito bem previsto e calculado. Ali estava meu corredor, e ali estava a minha sala de aula, e todos os meninos estavam lá, esperando a hora da última prova da recuperação.

Abri a porta com muita teatralidade, como sempre.

- Meninos, o Rei de vocês chegou!

Eles riram, Israel veio me cumprimentar. Sorrisos convidativos, calorosos, simpáticos, muito conhecidos, rostos familiares conversando como se o mundo que nós conhecíamos nunca houvesse acabado, como se aquilo fosse uma extensão, um bônus do que acabou. E realmente, aquilo o era.

Conversei durante algum tempo, aproveitei para anunciar os novos projetos aqui do blog, mostrar alguns desenhos que estavam na mochila, no meu Grande Livro onde estão classificados os meus croquis desde a oitava série até a atualidade que agora eu carrego para cima e para baixo, mostrando para quem talvez interessar (To Whom It May Concern...).

O Anderson cortou o cabelo afinal, tirou aquele ninho de passarinho da cabeça. Até que ele é bonitinho sem aquilo, quem olha nem consegue imaginar que já é casado e está prestes a ser pai! Sim, o bebê nasce daqui há alguns dias, e segundo ele, vou fazer faculdade na mesma sala que a mamãe da criança. CEAP ano que vem... Nossa! Faculdade! Quem diria! Passou tão rápido, ontem mesmo eu estava na sétima série brincando de ninja-feiticeiro...

E então a tia Darcy, tão doce a adorável tia Darcy, uma mãezona para todos nós, entrou na sala, para dar um aviso àqueles que iriam fazer a prova de recuperação da Professora Josivane, e aproveitou também a minha presença surpresa para dar o recado:

- Tenho um presente pra ti! Vem cá!

Eu a acompanhei até sua sala particular, imaginando talvez receber o meu envelope com as avaliações do bimestre, que fora trocado com o do Anderson no começo do mês passado... Recebi isso e muito mais das suas mãos: um certificado simbólico de conclusão de curso e mais uma foto da turma, emoldurada com muito carinho num quadro bege para servir de enfeite de mesa ou de cabeceira, para ficar na memória, na recordação. Exceto pela presença de alguns "seres ilustres" na fotografia, ela estava épica, saudosa, um tanto carismática e inocente, até meiga, passava a ideia de falsa união da 311 sempre em guerra. Guerras são sadias nessa idade, atiçam o instinto de competitividade e malícia do mundo lá fora.

Um turbilhão de emoções cruzou meu corpo partícula por partícula, lembrei de tudo, desde o começo, um filme passou pela minha cabeça. Sim, a história finalmente havia chegado ao fim. Não ao fim esperado, mas ao seu fim. As cortinas do show naquele lugar estavam se fechando para abrirem em outro...

Eu e tia Darcy trocamos palavras de incentivo e de saudosismo naquela sala, nos abraçamos e relembramos algumas coisas, falei de como estou dando continuidade ao meu trabalho artístico agora que tenho todo esse tempo livre para compor, desenhar, escrever, criar, é o que eu faço de melhor, revelei minhas expectativas para o próximo ano e meu pesar pelas pessoas que não veem o brilho desta época maravilhosa do ano e não se deixam levar pelo espírito natalino de renovação... Nos abraçamos não pela última vez, ainda nos encontraremos muito na jornada dessa vida, mas mesmo assim, foi um abraço de despedida e de felicitações pelo fim desta fase da grande caminhada. Ela confessou a falta que nós todos vamos fazer a ela, e eu senti um misto de alegria e tristeza em seu olhar. Alegria por ver seus pássaros criados com tanto apreço batendo asas, mas tristeza por vê-los se distanciar. Acontecia todo ano, era natural, mas havia algo de especial naquela turma, sim havia.

Quando tentei voltar à sala de aula, uma prova já estava sendo aplicada, então desci às escadas, saí para a rua e coloquei os fones nos ouvidos outra vez.

"Can't Beat The Feeling" da Kylie Minogue começou a retumbar tímpanos adentro, e uma grande explosão de energia queimou de dentro para fora. Eu estava livre! Livre!

Andei por muito tempo sem rumo, desci à rua da escola em direção ao nada, apenas pelo prazer da caminhada, pelo prazer de não ter para onde ir, de não ter o que fazer. Meus olhos furtivos admiravam os carros, as casas, as pessoas, as árvores e os muros, capturando essências, detalhes, odores e aromas. Meus dedos dançavam por grandes e cercas e meus pés sapateavam por entre canteiros e calçadas.

Quando dei por mim, estava admirando as vitrines do centro comercial da cidade, cortando as pessoas como um estranho, um estrangeiro, um alienígena de olhar perdido e cenho um tanto franzido, mas ao mesmo tempo sereno, uma alma a vagar, a observar e absorver o mundo à sua volta. Fui andando, ao som das minhas músicas favoritas, passeando por becos e ruas conhecidas e desconhecidas, rodeando lugares familiares e outros um tanto curiosos, recebendo olhares desconfiados dos motoristas dos carros que passavam nas ruas estreitas e mal planejadas do nosso centro, lutando para atravessar entre os monstros de metal. Criatura medieval perdida no mundo de plástico do futuro. Assim era eu. E várias ideias me assolavam, e várias coisas vinham à mente ao mesmo tempo. Eu estava atravessando a mim mesmo, rompendo meus limites de algum modo. Um belo estranho passou por mim, em frente ao Macapá Hotel, naquela extensa e larga calçada, abraçado a si mesmo, com ar de decepção. Venha estranho, vamos dividir as nossas dores.

E quando finalmente parei para pensar com coerência, estava deitado à beira da orla, admirando as ondas do rio Amazonas enquanto ouvia "N" da própria iamamiwhoami, Jonna Lee, versão do concerto. A brisa bagunçava minhas mechas artificiais quebradas de raízes onduladas já salientes pelos meses sem o retoque. Cantei para mim mesmo, como um sereiano à beira mar, tomando banho das ondas que quebravam na orla abaixo de mim. Curiosos me olhavam com olhares duvidosos, meu estranho comportamento atraía atenção.

Teatral, sempre, até observando a natureza, Senhor Mimieux.

E quando o sol finalmente baixou, voltei para casa.

E ao descer na parada de ônibus, equilibrei-me no meio-fio à caminho da minha esquina. A esquina onde costumo atravessar para adentrar na Caramuru, cortando a Professor Tostes.

Havia uma coisinha no meu ouvido ao longo do ano que me dizia, sempre, todas as noites, ao voltar da escola, e em algumas tardes também: "quando completares o ciclo, completarás o caminho". Este caminho, o caminho do equilíbrio no meio-fio, sem cair para o asfalto e nem para a calçada.

E adivinha?

Eu completei.

Cheguei à esquina sem por o pé na calçada e nem no asfalto.

Me equilibrei no meio fio sem cair, até o final, e saltei para o chão, ergui a cabeça bem alto, com o meu costumeiro sorriso de lábios retraídos para dentro da boca, formando covinhas na minha bochecha rechonchuda onde a barba já abre caminho contra a minha vontade. Virei-me e atravessei a rua. Rumo à casa.

Dever cumprido, Senhor Mimieux.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Oráculo das Feras - Resenha

Estou tendo o enorme prazer de trabalhar como co-criador de uma das maiores crônicas fantásticas literárias criadas em terras tão distantes deste tipo de cultura a nível de mundo!

Escrito por Andrew Oliveira, o "Oráculo das Feras" promete grandes e fortes emoções do começo ao fim! A melhor definição destas crônicas é como um verdadeiro banquete secreto servido em meio à uma floresta mágica, com todo o tipo de iguarias à disposição, para quem gosta de filosofia, Andrew Oliveira brinca e dança entre metáforas, tornando-as reais naquele mundo fantástico onde a história se desenrola. Para quem gosta de , eis o prato principal: os principais mitos do mundo reunidos num universo paralelo, convivendo mutuamente numa dança magnífica, formando novas lendas, novos mitos, tecendo novas histórias de amor, magia, companheirismo, traição e maldição que hão de ser contadas na posteridade por nossos filhos e os filhos deles.
A primeira parte da história (que atualmente caminha para seu desfecho em http://www.soldeandrew.blogspot.com/) se mitologiadesenrola tendo como base o golpe de estado que levará a uma grande guerra pelo domínio do Mundo Oráculo, um universo não muito distante do nosso onde todas as criaturas legendárias criadas pela humanidade até hoje e seus deuses regentes convivem em uma sociedade monárquica dividida em dois reinos principais: O Valhala governado por Osíris e Pandora, governado por Ísis. Dividindo estes dois reinos está uma vasta porção de água chamada pelas criaturas de "Mãe Oceania", nela governa o inconformado Poseidon, que se recusa a reger uma reles linha divisória de reinos, seus objetivos são muito mais ambiciosos e perigosos do que isso, ele almeja o controle total do Oráculo, e para isso ele conta com a ajuda de algumas criaturas invejosas que veem lucro na queda de Ísis e Osíris.
A história começa com o rapto da Princesa Minerva, filha de Osíris por Eva e Diana, dois seres femininos extremamente belos porém mortais e perigosíssimos. Perseu, um bravo cavaleiro, é incumbido de resgatá-la, mas sem seu exército ele é completamente impotente perante o que está por vir, de modo que Júpiter, o devorador de corpos, com ele faz um trato: se Osíris for morto pelas mãos de Perseu, Júpiter resgatará a Princesa Minerva e trará de volta seu exército há muito perdido nos vastos desertos de Pandora. Este é só o começo da aventura, que a cada novo capítulo apresenta personagens inéditos, cheios de características incomuns e personalidades únicas... Destaque para as belas obras de surrealismo e impressionismo que abrem os capítulos da primeira parte da saga, imperdível!
Mas e então? Teria Perseu coragem de matar seu próprio rei sendo ele já um foragido por motivos ocultos? Qual o verdadeiro objetivo do asqueroso Júpiter e seu bafo de mil cadáveres em meio a todas estas traições? Qual o lado dele nessa história afinal? E isso porque eu sequer citei os mistérios que ao longo dos capítulos vão tomando forma e entrando na história numa verdadeira passeata. Esta série é um pré-"Canavarlar, O Baile dos Monstros" (que para quem não lembra, é a peça escrita por mim em co-autoria com o próprio Andrew), de modo que contém muitos personagens criados por mim, e outros por ele próprio, já virou costume emprestarmos os personagens um para o outro, coisa de escritor, H.P. Lovecraft e seus amigos mais íntimos faziam isso o tempo inteiro (aqui no blog isto ocorre em Stella, onde surgem Lucas e Black Cherry). Vocês irão contar com a ilustre presença de uma das minhas faces mais selvagens, meu alter-ego Lilith, o Rei dos Monstros, assim como Corona Solaris, alter-ego do escritor da saga. Naquele mundo, os quatro Reis-Monstros são adorados como deuses... É melhor eu ficar quieto para não estragar a melhor parte da história! Então, por favor, leiam, é o máximo, e não é só porque tem dedo meu na coisa, eu sou megalomaníaco mas nem tanto! O Andrew está realmente fazendo um ótimo trabalho como cronista de fantasia, sempre com uma dose de homoerotismo, é claro, característica do nosso querido Black Cherry.
Ah, e antes que eu me esqueça, a segunda temporada da saga contará com MEUS desenhos na abertura dos capítulos, brilhante!
Fica a dica para quem gosta de Anne Rice, C.S. Lewis e Phillip Pulman, é um misto disso tudo e um pouco mais! Espero que gostem!


http://soldeandrew.blogspot.com/2010/11/oraculo-das-feras-prologo.html

sábado, 4 de dezembro de 2010

Letra & Música ₰

E pra abrir a época Natalina de The Fatcat House, uma música de Leighton Meester que eu adoro, e que já está na trilha sonora anual da minha vida! Pra quem não conhece (e eu duvido que alguém nunca tenha visto esse rostinho antes), a Leighton interpreta a geniosa Blair Waldorf em "Gossip Girl", uma das minhas séries favoritas. Atuando ela é ótima, cantando também, só falta um pouquinho mais de atitude. O resto está ótimo. Continue assim, Leighton, linda!

Leighton Meester
Christmas (Baby Please Come Home)

The snow's coming down
I'm watching it fall
Lots of people around
Baby please come home

The church bells in town
They're ringing a song
What a happy sound
Baby please come home

They're singing deck the halls
But it's not like Christmas at all
I remember when you were here
And all the fun we had last year

Pretty lights on the tree
I'm watching them shine
You should be here with me
Baby please come home

Baby please come home
Baby please come home
Baby please come home
Come home, come home

They're singing deck the halls
But it's not like Christmas at all
I remember when you were here
And all the fun we had last year

If there was a way
I'd hold back these tears
But it's Christmas day
Baby please come home

Baby please come home
Baby please come home
Baby please come home
Come home, come home

Natal (Baby Por Favor Venha Pra Casa)
A neve está caindo
Eu estou observando-a cair
Observando as pessoas ao redor
Baby, por favor, venha pra casa

Os sinos da igreja na cidade
Eles estão tocando uma música
Que som feliz
Baby por favor venha pra casa

Eles estão cantando "deck the halls"
Mas não é como natal de jeito nenhum
Eu me lembro quando você estava aqui
E toda a diversão que nós tivemos ano passado

Luzes bonitas na árvore
Eu estou olhando elas brilharem
Você deveria estar aqui comigo
Baby por favor venha pra casa

Baby por favor venha pra casa
Baby por favor venha pra casa
Baby por favor venha pra casa
Venha pra casa, venha pra casa

Eles estão cantando "deck the halls"
Mas não é como natal de jeito nenhum
Eu me lembro quando você estava aqui
E toda a diversão que nós tivemos ano passado

Se houvesse um jeito
Eu seguraria essas lágrimas
Mas é dia de natal
Baby por favor venha pra casa

Baby por favor venha pra casa
Baby por favor venha pra casa
Baby por favor venha pra casa
Venha pra casa, venha pra casa

Charles Dickens - A Christmas Carol!


O cronograma anual de The Fatcat House está praticamente no fim! Vocês conferiram o desfecho eletrizante de Stella Para Sempre, e daqui com mais uma semana vocês estarão acompanhando a noite de Natal mais assustadora - porém reveladora - da vida da gorda mal amada Raquel, que é visitada pelos três fantasmas do Natal: Passado, Presente e Futuro.
Essa história acredito que muitos de vocês conhecem, ou pelo menos, se não forem tão leigos a ponto, já ouviram falar, ou viram um episódio especial de Natal na TV, tanto de desenhos animados como de séries televisivas baseados nesse livro tocante do brilhante Charles Dickens. Hoje vamos falar um pouco sobre ele e seu trabalho como escritor, e como ele me inspirou a começar a escrever sobre os últimos dias de maldade e amargura na vida de Raquel Valadares.
Originalmente publicado em 19 de dezembro de 1843, com ilustrações de John Leech, a história transformou-se instantaneamente num sucesso, vendendo mais de seis mil cópias em uma semana.
Em base, ela trata da história de vida do velho Ebenezer Scrooge, um homem avarento que não gosta do Natal. Trabalha num escritório em Londres com Bob Cratchit, seu pobre, mas feliz empregado, pai de quatro filhos, com um carinho especial pelo frágil e Pequeno Tim, que tem problemas nas pernas.
Numa véspera de Natal, Scrooge recebe a visita de seu ex-sócio Jacob Marley, morto havia sete anos naquele mesmo dia. Marley diz que seu espírito não pode ter paz, já que não foi bom nem generoso em vida, mas que Scrooge tem uma chance, e por isso três espíritos o visitariam.
O primeiro espírito chega, um ser com uma aura capaz de iluminar tudo a sua volta e um apagor de velas embaixo do braço à guisa de chapéu. Este é espírito dos Natais Passados, que leva Scrooge de volta no tempo, no final da adolescência, tempo este em que ele ainda amava o Natal. Triste com as lembranças, Scrooge enfia o chapéu na cabeça reluzente do espírito, ocultando a luz. Isto o leva de volta para seu quarto.
O Segundo Espírito, do Natal Presente, é representado por um gigante risonho com uma coroa de azevinho segurando uma tocha. Este mostra a Scrooge as celebrações do presente, incluindo a humilde comemoração dos Crachit, onde vê que, apesar de pobre, a família de seu empregado é bastante feliz e unida. A tocha mágica na mão do espírito tem a utilidade de dar um sabor especial à ceia daqueles que fossem abençoados com a sua luz. No fim da viagem, o espírito revela sob o seu manto duas crianças de caras terríveis, a Ignorância e a Miséria, e pede que os homens tenham cuidado com elas.
O Terceiro Espírito, dos Natais Futuros, apesenta-se como uma figura alta envolta num traje negro que oculta seu rosto, deixando apenas uma mão aparente. O espírito não diz nada, mas aponta, e mostra a Scrooge sua morte solitária e sem amigos!
Após a visita dos três Espíritos, Scrooge amanhece como um outro homem. Passa a amar o Espírioto de Natal, e a ser generoso com os que precisavam, e a ajudar seu empregado Bob Cratchit, tornando-se um segundo pai para Pequeno Tim. Diz-se que ninguém celebrava o Natal com mais entusiasmo que ele.
Esta obra que, segundo reza a lenda, foi escrita em menos de uma semana para angariar fundos a fim de pagar as dívidas do escritor, teve um impacto cultural imenso na sociedade, e as ondas sísmicas provocadas por este impacto reverberam até os tempos atuais, deixando um rastro de belíssimas obras cinematográficas e animadas inspiradas no "Cântico de Natal" (como foi traduzido o título para a língua portuguesa). Um dos principais personagens modernos/contemporâneos, filhos desta obra literária, é o Tio Patinhas, da Disney que estrelou ao lado do camundongo Mickey o desenho animado "Mickey's Christmas Carol" de 1983. Este foi a primeira aparição indireta do conto de Dickens em minha vida. Nasci em 1993, é claro, mas as redes televisivas costumam passar estes desenhos até hoje, na véspera de Natal.
A segunda aparição indireta do conto de Dickens na minha vida foi o filme "The Muppet Christmas Carol", estrelado pelas minhas marionetes favoritas, habitantes do meu imaginário infantil e meus ídolos naqueles tempos remotos, é o meu filme natalino favorito, com toda a certeza! Estrelado por Michael Caine no papel de Scrooge e Caco, o Sapo, no papel de Bob Crachit, é cômico, atraente, sincero e tocante a cada cena! Minha cena favorita é aquela em que os pobres ratinhos que trabalhavam no escritório do velho avarento reclamam do frio que faz ali dentro, no prédio velho e sem aquecimento interno. Após uma bronca feia do chefe, os ratinhos aparecem em seguida, repentinamente, vestidos de indiozinhos, com os rostos pintados, cantarolando "ISTO É UMA ILHA TROPICAL, ISTO É UMA ILHA TROPICAL!", e isso me arrancava altas gargalhadas, eu pedia para que minha mãe voltasse a cena várias vezes, se possível. Até hoje arrancaria, se eu soubesse onde posso alugar o DVD em minha cidade tão pobre de clássicos. A única locadora da cidade que coleciona essas obras primas cinematográficas cobram uma nota pelo cadastro e o olho da cara pela locação do seu exemplar.
Mais recentemente pudemos contar com "Os Fantasmas de Scrooge" nos cinemas do mundo afora, este eu ainda não tive a oportunidade de assistir. O filme foi escrito e dirigido por Robert Zemeckis, estrelando Jim Carrey numa infinidade de papéis, inclusive o do próprio Scrooge em suas três idades, além dos três fantasmas que o assombram. Jim Carrey é um gênio da atuação mesmo!
Agora imaginem o conto de Charles Dickens com o dedo de Mimieux na história? Captaram a ideia? Espero que sim, e espero também que estejam preparados para "Uma Canção de Natal Para a Gorda"!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Vítimas da Moda


- Então, Gabriela assumiu mesmo a culpa do crime sozinha?
- Sim, mamãe... Todos nós sabemos que havia alguém por trás dela, e que ela não estava com a arma nas mãos no momento em que Veronica a flagrou, mas ela insiste que fez e planejou tudo sozinha, e que a ameaça feita por celular foi feita por um qualquer, que ela contratou na rua...
- Difícil de engolir Stefan, difícil – Stella suspirou. – nunca vamos descobrir quem está por trás desse crime, mas já que Gabriela quis assumir, ela que morra e apodreça na prisão!
Stefan parecia minúsculo agora, mais cabisbaixo do que nunca. Gabriela era sua esposa, mãe de sua única filha, seria frieza demais da sua parte ignorar isso.
- Ela afirma que fez isso por mim, pela minha filha, ela queria você morta para que tivéssemos direito a toda a herança, confessou que a odiava mesmo... Foi estranho... Não parecia a Gabriela que eu conhecia, a minha mulher... – ele virou-se para o pôr-do-sol, para esconder as lágrimas, pôs a cabeça fora da janela.
- Nunca sabemos de verdade que tipo de gente temos dentro de casa. – cacarejou Stella, amarga, revoltosa.
- Ah, antes que eu me esqueça... Havia uma mensagem para você no telefone! No meu telefone! – ele virou-se rapidamente para a velha que ainda arrumava as malas. Iria passar as férias bem longe, no Brasil se fosse possível. Ela parou o que fazia na mesma hora, pega de surpresa.
- O que?! – gaguejou.
- Sim, mas não entendemos o que queria dizer...
- O que dizia a mensagem?! – exclamou a velha, aproximando-se de seu filho com os olhos esbugalhados de ansiedade.
- “No bolso do McQueen” – Stefan deu de ombros – não entendi o que queria dizer, mas estava em rascunhos, era para ter sido enviada pra você mas...
Stella sabia o que queria dizer, ela sabia o que aquilo significava.
Invadiu o closet como uma ave de rapina feroz, retirando todas as cruzetas das araras, derrubando todos os cabides e abrindo todas as gavetas.
- ONDE ESTÁ?! ONDE ESTÁ?!
- Mamãe! O que está acontecendo?! – Stefan corria atrás de sua mãe assustado com a sua reação – mamãe! A coluna, o coração! – ele repetia.
E então ela a encontrou. Uma bata extravagante, vermelha, cheia de babados, lembrava o século 16, cheia de detalhes dourados, um quê oriental pairava sobre aquela peça de roupa. Imediatamente Stella vasculhou seus bolsos, encontrando enfim o que procurava.
Era inverno, final das gravações de um filme baseado num livro... Ela não lembrava o nome... A memória lhe deixava na mão quando se tratava de detalhes... Alguém pôs algo no bolso de sua bata, e ela sorriu para esse alguém. Mas quem? Quem era?
Stella nunca chegou a ler o bilhete. Só usara aquela bata uma única vez em toda a vida, era escandalosa demais. Nunca vasculhara os bolsos para ver o que seu amigo imemorável havia posto ali dentro...


Somos todos Vítimas da Moda
Não é mesmo, querida?
Beijos sabor boldo,
Black Cherry.



A velha caiu de joelhos. O coração chiou. Chiou alto demais. Stefan foi rápido, mas não rápido o bastante. Alguém descobriria a verdade um dia, a verdade sobre a morte de Lucas Lustat? Quem sabe. A filha da cereja negra, seu instrumento durante todos esses anos, jamais abriria a boca para entregar sua mãe, morreria e apodreceria na cadeia, como Stella havia previsto. E a verdade cairia no esquecimento.
Inveja, vingança ou puro desejo de morte?
Somos todos vítimas das nossas ambições. Somos todos vítimas da moda.


FIM
Créditos & Agradecimentos
Agradeço humildemente ao meu irmão intelectual Andrew Oliveira por ter cedido-me gentilmente seu Lucas Lustat num pacote DELUXE na companhia de seu alter-ego Black Cherry, sem vocês três, escritor e personagens, a Stella não seria a mesma! Desculpe por ter matado o seu Lucas, Andrew, mas alguns sacrifícios tinham de ser feitos, meu muito Obrigado!
E obrigado ao Google Images (risos) por ter me cedido as imagens de abertura de capítulo desse romance policial, espero ter me saído bem como estreante em casos policiais e mistérios! Obrigado mais uma vez, aos leitores imaginários deste blog, e desculpem se desabilitei a opção de comentários para anônimos, eu andei sofrendo cyberbullying estes últimos dias e as coisas tem sido um pouco difícil emocionalmente para mim, mas eu sou uma ostra que produz pérolas a partir das coisas ruins que nela adentram. Por isso tive de desativar os comentários por enquanto, para não colocar meu blog na linha de fogo de pessoas gordas mal intencionadas, em breve vocês poderão comentar, tudo bem?
Grandes beijos a todos que acompanharam Stella Para Sempre!
Louie Mimieux//Antonio Fernandes

Cyberbullying


Cyberbullying é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outrem. - Bill Belsey


A tecnologia começa a ser usada para ameaçar, humilhar ou intimidar. Os técnicos defendem acções de sensibilização para esta nova realidade, que ainda é pouco abordada dentro de casa e da escola.

O termo é recente e ainda não entrou definitivamente no vocabulário português. Bullying como actos premeditados e repetidos de violência física ou psicológica, praticados para intimidar ou agredir alguém, começa lentamente a entrar nos ouvidos da opinião pública. Cyberbullying permanece na penumbra, num território que só é desvendado quando se pesquisa sobre a matéria ou quando essa prática bate à porta. No cyberbullying recorre-se à tecnologia para ameaçar, humilhar ou intimidar alguém através da multiplicidade de ferramentas da nova era digital. Redes sociais da Internet, sites de partilha de fotos, imagens de telemóvel, gravações MP3, têm servido para desvirtuar a realidade pondo em causa a intimidade e a reputação. Em Portugal, também há jovens que são vítimas de cyberbullying. Vivem aterrorizados que os colegas da escola descubram as mentiras fabricadas, têm medo de contar o que estão a viver. E, na maioria dos casos, o agressor esconde-se sob a capa do anonimato.

Os casos são reais e foram relatadas por quem recebeu os pedidos de ajuda ou recolhidos na comunicação social. Uma jovem de 16 anos com largas centenas de contactos no Hi5 foi, de repente, confrontada com constantes telefonemas. Veio a descobrir que as suas fotos se mantinham intactas, só que acompanhadas de mensagens descontextualizadas de cariz sexual. Os textos terminavam com o seu número de telemóvel. A jovem vivia aterrorizada que os colegas da escola descobrissem esse falso perfil, tratado por alguém que desconhecia, mas que tinha acesso ao seu contacto pessoal. Um fórum pornográfico foi utilizado por um aluno para fazer comentários insultuosos a uma professora. A docente viu a terra fugir-lhe debaixo dos pés. Vivia com medo que os seus alunos e colegas de profissão deparassem com as informações totalmente deturpadas sobre si. Outra jovem vítima de cyberbullying: o ex-namorado que não aceitava o fim da relação mudou-lhe a password de acesso ao Hi5, modificou todo o perfil da página, deturpou a orientação sexual, fez montagens das fotos, colocou o número de telefone de casa, enviou mensagens difamatórias a todos os contactos do seu e-mail.

[Fonte: www.educare.pt]


Nesta reportagem, você vai entender os três motivos que tornam o cyberbullying ainda mais cruel que o bullying tradicional:
- No espaço virtual, os xingamentos e as provocações estão permanentemente atormentando as vítimas. Antes, o constrangimento ficava restrito aos momentos de convívio dentro da escola. Agora é o tempo todo.

- Os jovens utilizam cada vez mais ferramentas de internet e de troca de mensagens via celular - e muitas vezes se expõem mais do que devem.

- A tecnologia permite que, em alguns casos, seja muito difícil identificar o(s) agressor(es), o que aumenta a sensação de impotência.

Raissa*, 13 anos, conta que colegas de classe criaram uma comunidade no Orkut (rede social criada para compartilhar gostos e experiências com outras pessoas) em que comparam fotos suas com as de mulheres feias. Tudo por causa de seu corte de cabelo. "Eu me senti horrorosa e rezei para que meu cabelo crescesse depressa."

Esse exemplo mostra como a tecnologia permite que a agressão se repita indefinidamente. A mensagem maldosa pode ser encaminhada por e-mail para várias pessoas ao mesmo tempo e uma foto publicada na internet acaba sendo vista por dezenas ou centenas de pessoas, algumas das quais nem conhecem a vítima. "O grupo de agressores passa a ter muito mais poder com essa ampliação do público", destaca Aramis Lopes, especialista em bullying e cyberbullying e presidente do Departamento Científico de Segurança da Criança e do Adolescente da Sociedade Brasileira de Pediatria. Ele chama a atenção para o fato de que há sempre três personagens fundamentais nesse tipo de violência: o agressor, a vítima e a plateia. Além disso, de acordo com Cléo Fante, especialista em violência escolar, muitos efeitos são semelhantes para quem ataca e é atacado: déficit de atenção, falta de concentração e desmotivação para os estudos.

Esse tormento permanente que a internet provoca faz com que a criança ou o adolescente humilhados não se sintam mais seguros em lugar algum, em momento algum. Na comparação com o bullying tradicional, bastava sair da escola e estar com os amigos de verdade para se sentir seguro. Agora, com sua intimidade invadida, todos podem ver os xingamentos e não existe fim de semana ou férias. "O espaço do medo é ilimitado", diz Maria Tereza Maldonado, psicoterapeuta e autora de A Face Oculta, que discute as implicações desse tipo de violência. Pesquisa feita este ano pela organização não governamental Plan com 5 mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos aponta que 17% já foram vítimas de cyberbullying no mínimo uma vez. Desses, 13% foram insultados pelo celular e os 87% restantes por textos e imagens enviados por e-mail ou via sites de relacionamento.

[Fonte: http://www.revistaescola.abril.com.br/]


O Cyberbullying, acima de tudo, é um ato de covardia, por se tratarem de séries de agressões feitas por pessoas sem rosto, pessoas baixas e mal amadas que não possuem coragem o suficiente para dizer o que tem para dizer cara a cara. Que fique clara a gravidade do assunto, e que também fique claro, eu ressalto, que isto é CRIME, e que qualquer vítima de tal tipo de agressão pode recorrer a POLÍCIA e registrar um boletim de ocorrência. Não fique calado, irmão, proteste! Proteste pela liberdade de expressão, pela segurança e pela igualdade dos esquisitos como nós!





Esta é mais uma campanha de THE FATCAT HOUSE!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Que Está Havendo?


E então chegou o Natal, época de paz, de otimismo, de amor, de compaixão, de perdão e de esperança... Mas o que está acontecendo na minha vida e ao meu redor é totalmente o contrário. O que eu vejo a cada dia que passa me entristece, me envergonha, me põe pra baixo, me agita os nervos ver no que o ser humano está se transformando. Gente disposta de tudo para derrotar o próximo e fazê-lo sentir-se um lixo, gente disposta a todo o tipo de baixaria e maldade para fazer o seu irmão sofrer! O que está havendo com o mundo? O que está havendo com as pessoas? Cadê o brilho do Natal? A paz e a fraternidade que essa época trazia para as pessoas? A palavra PERDÃO perdeu o sentido? A palavra COMPAIXÃO sumiu do coração das pessoas? POR QUÊ? Eu me pergunto indignado.

Olho para o lado e vejo jovens brilhantes desistindo dos seus sonhos, olho para o outro e vejo pessoas amarguradas, mal amadas e ruins de espírito perturbando a paz do alheio com comentários maldosos e sujos via internet! A pessoa sequer tem coragem de mostrar a cara, de ser sincero, de ser verdadeiro, de ser humano!

O que houve com as pessoas? Com a bondade? Com o espírito de Natal? COM A ESPERANÇA?! Porque tudo isso está acontecendo? Estamos num período tão feliz do ano! É o aniversário do nascimento do homem de coração mais puro, ele que veio para a terra a mando do Pai para espalhar a palavra, para renovar as esperanças, para fazê-los acreditar na bondade, na salvação, e as pessoas se esqueceram disso tudo! Se esqueceram do sentido do Natal! Da esperança que esta época desperta nos nossos corações!

O que eu vejo ao me dar conta do mundo que me rodeia é a desilusão, a maldade no coração dos homens, a pobreza de espírito e a desistência. Porque? Meu Deus, porque o Natal não desperta nas pessoas os mesmos sentimentos que ele desperta em mim? Por quê? Porque as pessoas esqueceram-se do significado desta data tão linda?!

Raíssa! Essa é pra você!

Você é uma artista brilhante e uma pessoa maravilhosa, nunca desista dos seus sonhos! Nunca! Existem tantos artistas que superaram suas deficiências físicas pelo amor ao que fazem, pela paixão à arte! Você não é um buraco negro, você é uma estrela! Você expande brilho e luz por onde passa! Não desista dos seus sonhos nunca, nem por sua saúde nem por nada desse mundo! Acredite em quem você é e no que Deus está guardando pra ti no futuro, porque Ele não te pôs na terra pra sofrer, Ele te ama, e assim como eu, Ele acredita em você! Se a vida te deu limões, faça uma limonada! Todo artista é uma ostra, nós transformamos as agressões externas em grandes e lustrosas pérolas, não se esqueça disso! Você é uma das cinco pessoas mais talentosas que eu conheci e tem um futuro brilhante pela frente, não apague a sua luz nunca, não apague a sua estrela! E se por um acaso o teu brilho quiser diminuir, eu te empresto um pouco do meu, e então poderemos brilhar mais que a própria lua nesse céu! Acredite no seu poder de superação e acredite nas pessoas que te amam e que te querem bem! Estamos todos do seu lado e te admiramos pelo que tem no seu coração, nada pode te parar, menina! Sai dessa e segue em frente! Há um mundo lá fora, pronto para receber as suas pérolas, cuspa-as na cara daqueles que não acreditam em você, seja uma máquina de pérolas! Produza-as em grande escala e mostre para o mundo que você não é fraca! Você é uma menina forte e linda, pura, de bom coração e sem maldade, uma garota que ama e é amada! NUNCA DESISTA! NUNCA! Deixe a esperança e o brilho do Natal te contagiarem e te renovarem! Jesus nasceu para dar brilho às nossas vidas! Não se esqueça disso nunca!


E isso vai pra todos aqueles que me odeiam!


EU SOU A ABERRAÇÃO MAIS LINDA, TALENTOSA, PODEROSA, GIGANTESCA, BRILHANTE, MEIGA, AMÁVEL, INTELIGENTE, CULTA, VERSÁTIL E CATIVANTE DO MUNDO TODO! E VOU CHOVER NA PARADA DE VOCÊS FEITO GRANIZO! PORQUE EU SOU UM FOGUETE ESPACIAL, QUE VEIO DE UM PLANETA BIZARRO DISTANTE PARA EXPLODIR BEM NAS SUAS CABEÇAS VAZIAS! ME AGUARDEM! PORQUE EU SOU A MARAVILHA ELÉTRICA! A BIZARRICE MAIS GLORIOSA DO MUNDO INTEIRO! FUCK YEAAAAAAAAAAAAAH!




E FELIZ NATAL PARA AS GORDAS!